Lista: veja como aceleram de 0 a 100 km/h os carros mais rápidos do mundo
Dois segundos ou menos para atingir 100 km/h. Confira quais são os mais velozes de 2023
O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, entre o mito e a realidade. Desde tempos mais primóridios, os segundos e décimos de segundo necessários para acelerar de 0 a 100 km/h a partir da imobilidade têm sido um parâmetro para estabelecer o grau de esportividade de um carro oferecido ao público.
Entre os entusiastas, havia, e ainda há, um desejo generalizado de comparar os supercarros e hipercarros do momento a partir do número de aceleração
Mas quais carros de estrada são os mais rápidos do mundo nessa tarefa? Após uma cuidadosa pesquisa, compilamos o ranking de 2023, que inclui muitos hipercarros elétricos e algumas surpresas com motores a gasolina. Quer saber quem vence a corrida de 0 a 100 km/h? Confira abaixo e boa aceleração a todos!
Um fator de conversão de 1,05 foi usado para obter uma estimativa do tempo de aceleração de 0 a 100 km/h quando apenas o valor de 0 a 60 mi/h é declarado. Clique nos links abaixo para ver os detalhes de cada um.
- Dodge Challenger SRT Demon 170 - 1,74 segundos
- Rimac Nevera - 1,81 segundos
- Pininfarina Battista - 1,86 segundos
- Czinger 21C - 1,9 segundos
- Koenigsegg Gemera - 1,9 segundos
- Aspark Owl - 1,91 segundos
- Lucid Air Sapphire - 2,0 segundos
- Tesla Model S Plaid - 2,1 segundos
- Ferrari SF90 XX Stradale - 2,3 segundos
- Bugatti Chiron Pur Sport - 2,3 segundos
Dodge Challenger SRT Demon 170 - 1,74 segundos
Dodge Challenger SRT Demon 170
Pode parecer estranho, mas nessa classificação, metade da qual é ocupada por carros elétricos, um muscle car americano clássico (embora muito especial) com um V8 a gasolina vence. É claro que estamos falando do Dodge Challenger SRT Demon 170, que tem um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de cerca de 1,74 segundos.
Aqui estamos diante de um verdadeiro monstro de estrada projetado especificamente para corridas de arrancada, onde o 6.2 V8 sobrealimentado por um compressor é capaz de descarregar 1.040 cv nas rodas traseiras (feitas de fibra de carbono) usando uma mistura de etanol E85. A velocidade máxima é de 346 km/h.
Rimac Nevera - 1,81 segundos
Rimac Nevera
Em segundo lugar está outra "fera" das estradas, mas desta vez elétrica e fabricada na Croácia. O Rimac Nevera tem um tempo de 0-100 declarado de 1,81 segundos, o que o torna o carro movido a bateria mais rápido do mundo. O segredo está nos quatro motores elétricos nas quatro rodas, com um total de 1.920 cv alimentados por uma bateria de 120 kWh, que, com um peso de 2.300 kg, também garante uma velocidade máxima de 412 km/h.
Pininfarina Battista - 1,86 segundos
Pininfarina Battista
O irmão italiano do Nevera chama-se Pininfarina Battista, um hipercarro elétrico que apresenta um estilo original e, acima de tudo, um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 1,86 segundos. A velocidade máxima do primeiro trabalho da Automobili Pininfarina é de 350 km/h.
Czinger 21C - 1,9 segundos
Czinger 21C
Da Califórnia, vem o Czinger 21C, um espetacular cupê de dois lugares que faz a aceleração de 0 a 100 em apenas 1,9 segundos. Nada mal para um V8 híbrido biturbo com somente 2,88 litros de capacidade e três motores elétricos que entregam em conjunto mais de 1.350 cv. Com tração integral e pesando apenas 1.250 kg, atinge 452 km/h de velocidade máxima.
Koenigsegg Gemera - 1,9 segundos
Koenigsegg Gemera
O rival do 21C é, de forma surpreendente, o Koenigsegg Gemera, que é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 1,9 segundos. Esse é um tempo recorde para um carro híbrido plug-in. Estamos falando de um cupê híbrido sueco futurista e de alta tecnologia que usa o motor de três cilindros biturbo e motores elétricos e Dark Matter para produzir mais de 1.400 hp 2.332 cv. A velocidade máxima é de até 400 km/h.
Aspark Owl - 1,91 segundos
Aspark Owl
O Aspark Owl é o único carro japonês da lista, um cupê elétrico elegante e de produção limitada que tem um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 1,91 segundos graças aos seus quatro motores. O Owl tem potência máxima de 1.980 cv, tração nas quatro rodas e velocidade máxima de 413 km/h.
Lucid Air Sapphire - 2,0 segundos
Lucid Air Sapphire
O sétimo colocado nesse ranking é o primeiro sedã a conseguir acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,0 segundos. É o americano Lucid Air Sapphire que está no topo da linha Lucid e é também o carro de cinco lugares mais rápido do mundo. O crédito por isso vai para os três motores elétricos com um total de 1.234 cv que oferecem tração nas quatro rodas e uma velocidade máxima de 330 km/h. A bateria de 118 kWh e um excelente coeficiente aerodinâmico de 0,197 permitem que ele tenha uma autonomia de até 687 km.
Tesla Model S Plaid - 2,1 segundos
Tesla Model S Plaid
Nesse prestigioso grupo de esportivos, o Tesla Model S certamente não poderia faltar, especialmente a versão Plaid, que faz de 0 a 100 em apenas 2,1 segundos. Nada mal para um carro de 5 portas e 5 lugares! O primeiro sedã de Elon Musk é um carro elétrico com três motores, 1.020 cv, tração nas quatro rodas e uma autonomia declarada de 600 km. Sua velocidade máxima declarada é de 322 km/h.
Ferrari SF90 XX Stradale - 2,3 segundos
Ferrari SF90 XX Stradale
O segundo hipercarro italiano no ranking é a Ferrari SF90 XX Stradale, o híbrido plug-in também disponível na versão Spider, que é capaz de atingir 100 km/h a partir da imobilidade em 2,3 segundos. Projetado para a pista, mas também homologado para uso em estradas, a Ferrari SF90 XX consegue isso graças ao seu motor 4.0 V8 com biturbo e três motores elétricos com um total de 1.030 cv, bem como uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 8 velocidades que o leva a 320 km/h.
Bugatti Chiron Pur Sport - 2,3 segundos
Bugatti Chiron Pur Sport
Em último lugar nesse ranking, empatado com a Ferrari SF90 XX, está o Bugatti Chiron Pur Sport, que, graças ao seu peso reduzido e às relações de marchas encurtadas, é capaz de de aceleram de 0 a 100 em 2,3 segundos. Nenhum outro carro com "apenas" um motor a gasolina consegue fazer melhor. Isso também se deve ao fato de que, por trás dos dois assentos do Chiron, grita o 8.0 W16 quadriturbo de mais de 1.500 cv ligado à tração integral por meio de uma caixa de câmbio DSG de 7 velocidades. A velocidade máxima é de 350 km/h.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Este motorhome 6x6 é maior que alguns apartamentos em São Paulo
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar