Aston Martin Valhalla, de mais de 1.000 cv, está perto do lançamento
Modelo é híbrido e combina um V8 com três motores híbridos
A Aston Martin mostrou o primeiro conceito Valhalla - com o apelido de AM-RB 003 - em 2019. E, desde então, a montadora vem gradualmente dando dicas sobre o supercarro híbrido. Hoje, temos nossa primeira visão oficial do Valhalla sendo testado na pista de Silverstone.
O primeiro supercarro híbrido da Aston tem um motor 4.0 V8 sobrealimentado com turbocompressor duplo com um design de virabrequim plano e três motores elétricos - dois no eixo dianteiro e um integrado à transmissão. Isso lhe dá uma potência total de 1.012 cv.
Os motores elétricos dianteiros permitem a vetorização do torque e funcionam até mesmo como uma marcha à ré, já que não há marcha à ré real em nome da economia de peso. A tração integral será de série e o Valhalla terá aerodinâmica ativa em abundância, que você pode ver nestas imagens. Veja a enorme asa traseira ajustável.
O Valhalla também conseguirá gerar 600 kg de pressão aerodinâmica a 240 kmh, com asas ativas na dianteira e na traseira, assim como no carro de corrida AMR23, e pequenas aberturas próximas às rodas traseiras. A Aston afirma que realizou centenas de horas de testes aerodinâmicos no túnel de vento junto com os engenheiros da equipe de Fórmula 1.
O Valhalla é o primeiro passo em direção a um futuro totalmente elétrico para a Aston, com o primeiro modelo movido por baterias programado para chegar às lojas em 2025. Esses esportivos elétricos usarão uma arquitetura dedicada desenvolvida inteiramente pela própria Aston Martin.
Quanto ao Valhalla, a produção está programada para começar no próximo ano. Serão produzidos apenas 999 exemplares, mas ainda não há informações sobre o preço. A boa notícia é que ele deve custar significativamente menos do que o Valkyrie, que saía por US$ 3,5 milhões (R$ 17 milhões).
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ayrton Senna é homenageado com Lotus Emira especial
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Lamborghini explica porque matou o motor V10