Semana Motor1.com: C3 X, Haval H6 nacional, Renegade mais barato e mais
Ainda tivemos a prorrogação dos incentivos para a Stellantis e o Creta reestilizado ganhou projeção
Nesta edição do Semana Motor1.com, apareceram novidades sobre o C3 X, terceiro modelo da Citroën a usar a plataforma C-Cubbed e deve ser uma aposta para o segmento de SUVs cupês. A novidade foi flagrada no Brasil em testes. Com o sucesso dos SUVs híbridos, a GWM também deve mudar os planos e passar a produzir a linha Haval H6 no Brasil.
Outra polêmica desta semana foi a prorrogação dos incentivos fiscais para Stellantis, HPE e CAOA. Tudo isso parte de mudanças no texto da Reforma Tributária aprovada nesta semana. Com mudanças no teto para isenções aos carros PcD, o Jeep Renegade ficou mais barato, mas não foi o único. Por último, obtivemos uma projeção para o Hyundai Creta após um facelift.
Flagra do Citroên C3 X no Brasil
Após lançar com sucesso o C3 e o C3 Aircross no Brasil, a Citroën prepara-se para o terceiro lançamento. Previsto para 2024, o SUV cupê, apelidado de C3 X, foi flagrado em testes perto de Belo Horizonte (MG), evidenciando sua carroceria final. Derivado do projeto do C3 Aircross, o veículo, ao estilo do Fiat Fastback, promete competir com o Volkswagen Nivus, mantendo a mecânica do C3 Aircross, com motor turbo flex e câmbio CVT.
Haval H6 nacional
Mudanças nos planos da Great Wall Motors (GWM) no Brasil. Embora inicialmente focada na produção da picape Poer, o sucesso dos SUVs Haval H6 híbridos levou a GWM a priorizar a produção nacional do Haval H6. Com maquinário em transporte e contratações em andamento, a produção deve começar em maio de 2024. Além disso, há esforços para transformar os H6 híbridos a gasolina em modelos híbridos flex, em parceria com a Bosch.
Incentivos para combustão beneficia a Stellantis
Após a aprovação da reforma tributária, os incentivos fiscais que beneficiam a Stellantis, concedidos em Pernambuco, foram prorrogados até 2032. A reforma inicialmente previa incentivos para carros elétricos, mas foi alterada no Senado Federal para incluir carros a combustão. A justificativa foi manter a isonomia entre as fabricantes e alinhar-se ao texto da reforma. Isso permitirá à Stellantis manter seus benefícios fiscais, assim como HPE e CAOA.
PcD e Renegade mais barato
A Jeep revelou uma redução de mais de sete mil reais no preço do Renegade de entrada, agora disponível por R$ 118.290. A iniciativa visa atender ao público PcD, mantendo o mesmo conjunto mecânico, como o motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos, e já trazendo itens de segurança, como seis airbags, controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, entre outros. A estratégia acompanha movimentos similares de Chevrolet e Fiat, que reduziram os preços do Tracker e do Fastback.
A partir de 2024, o teto de valor máximo para carros PcD no Brasil para isenção de ICMS será alterado de R$ 100 mil para R$ 120 mil. Essa mudança explicaria a redução de preços em modelos como Renegade, Tracker e Fastback. Até então, a isenção total de ICMS estadual era para carros até R$ 70 mil, com uma taxa progressiva até cem mil reais.
Projeção para o novo Hyundai Creta
O Hyundai Creta está prestes a receber um facelift na Índia. Embora o lançamento oficial ainda não tenha sido confirmado para o Brasil, já foram flagradas versões do modelo na Índia. As mudanças incluem uma nova dianteira, grade tridimensional e alterações nas lanternas traseiras. Embora a mecânica deva permanecer similar, o visual do Creta está alinhado com as atualizações em outros modelos globais da Hyundai.
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