Ao vivo nas lojas: veja como ficou o novo Renault Duster Plus 2024
SUV reestilizado já está chegando nas concessionárias antes do lançamento; veja como ficou a versão Iconic 1.6 CVT
Há menos semana, flagramos as primeiras unidades do novo Renault Duster reestilizado sendo embarcado às lojas. Com novo visual, o SUV apareceu antes do lançamento oficial e de forma bem mais rápida do que esperávamos. Com a reestilização, também ganhou um novo sobrenome, passando a se chamar Duster Plus
Poucos dias depois, um novo mostrava o novo Renault Duster Plus já na concessionária em si, na configuração Iconic turbo mais completa. Com essa previsão de chegada rápida, o Motor1.com Brasil começou a caçar lojas que já estavam com a novidade em estoque na região da capital paulista. E encontramos.
Além de tudo, uma versão que ainda não tinha sido vista. O primeiro flagra tinha sido da versão mais básica, enquanto o segundo mostrava a mais completa. Agora, encontramos o novo Duster Plus na mesma configuração Iconic, mas com motor aspirado e sem o kit de acessórios que inclui faróis auxiliares na dianteira, borrachão lateral nas portas e estribo nas laterais.
Como vimos nos outros flagras, o design mudou pouco, com novos faróis em LED e uma grade escurecida, rodas de 17 polegadas com novo desenho e lanternas traseiras modificadas. Os conjuntos luminosos foram os que mais mudaram, ambos com uma identidade baseada em um “Y” deitado. No caso dos faróis dianteiros, isso é usado para a iluminação diurna, com duas linhas bem finas. Do outro lado do carro, as lanternas ainda são retangulares e usam o “Y” da mesma forma, aproveitando para dividir a luz de ré e as setas.
Todas as versões passam a contar de série com Agora o Duster vem de série com 6 airbags, ajudando a deixá-lo mais próximo dos rivais no quesito segurança. Os faróis de LED também são padrão, assim como o apoio de braços central, 4 saídas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, start-stop, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisores laterais com ajsute elétrico, controles de estabilidade e tração, e controle de cruzeiro.
Tudo isso está disponível no Duster Plus Intense 1.6 manual, por R$ 122.290. Quem quiser o câmbio CVT pagará R$ 131.190, adicionando somente a transmissão. O modelo que trazemos aqui desta vez é um Duster Plus Iconic 1.6 CVT. Ela custa R$ 139.890 e adiciona carregador wireless para smartphones, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de chuva, ar-condicionado digital automático, assistente de frenagem de emergência, faróis com acendimento automático, revestimento premium para o interior, retrovisores em preto brilhante, câmera 360°, chave presencial e sensor de ponto cego.
Por fim, no topo da linha está o Iconic Plus 1.3 turbo, por R$ 153.890, trocando o motor do SUV e que ainda conta com um pacote opcional Outsider (R$ 1.800), o mesmo oferecido hoje e que adiciona itens como um conjunto de faróis auxiliares logo abaixo da grade e proteção plástica nas laterais.
Sem nenhuma surpresa, manteve a motorização oferecida atualmente. As três versões mais baratas utilizam o velho conhecido 1.6 SCe aspirado de quatro cilindros, entregando 118 cv e 15,9 kgfm de torque. A configuração mais barata tem um câmbio manual de 5 marchas, enquanto as demais usam o automático do tipo CVT com 6 posições simuladas. Somente a variante topo de linha utiliza o 1.3 turbo de quatro cilindros, que gera 170 cv e 27,5 kgfm, sempre combinado a uma caixa CVT.
O carro que flagramos já trazia o selo do InMetro de eficiência energética, denunciando o consumo. De acordo com a medição oficial, o Duster Plus Iconic 1.6 CVT faz 7,2 km/l em uso urbano quando abastecido com etanol. Com gasolina, o número sobe para 10,5 km/l. Em ciclo rodoviário, respectivamente, o consumo fica em 8,1 km/l e 11,5 km/l.
Considerando o vazamento do material do Renault Duster Plus 2024 e as fotos dos carros nas concessionárias, a fabricante deve fazer o anúncio oficial ainda este ano. Essa renovação manterá o SUV vivo por mais um tempo. Espera-se que a nova geração fique somente para 2025 no Brasil, após o lançamento do inédito SUV-cupê a ser produzido por aqui. Deverá seguir o modelo global, adotando a plataforma CMF-B para que possa receber motorizações híbridas, algo que está nos planos da fabricante.
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