Kia estaria manipulando vendas para manter orçamento de marketing
Caso teria ocorrido no Canadá e marca estaria atrasando entregas para manter vendas artificialmente baixas.
É possível ter um número excessivo de vendas de carros novos? A Kia no Canadá acha que sim, pelo menos de acordo com uma reportagem do canal CBC News. Em meio a um recorde de vendas para a montadora, chega a notícia de que os veículos novos encomendados por clientes canadenses estão retidos e serão entregues somente em 2024. O motivo? A Kia Canadá não quer parecer muito bem-sucedida aos olhos da sede sul-coreana.
A notícia tem origem em uma suposta chamada de vídeo que ocorreu em 17 de novembro entre um gerente regional da Kia Canadá e vários representantes de concessionárias. A CBC News obteve a gravação da chamada, na qual o gerente diz: "Com a desaceleração global, a Kia Canada quer controlar o desempenho do atacado e do varejo em 2023 para não mostrar um alto desempenho excessivo".
Galeria: Kia EV6 GT 2023
De acordo com o relatório, vendas anuais mais baixas ajudarão a Kia Canadá a garantir um orçamento de marketing melhor junto à sede para 2024, o que aparentemente é o raciocínio por trás dessa estratégia. O outro lado é que os clientes que encomendaram um carro ficam esperando semanas ou meses. A decisão teria ocorrido em meados de novembro, o que significa um atraso extra de seis semanas para alguns possíveis compradores. Tudo em nome da manipulação dos dados de vendas de 2023.
A medida também pode afetar financeiramente as concessionárias e a equipe de vendas, muitas das quais são baseadas em comissões. Como os pedidos e depósitos dos clientes não equivalem a vendas, os contracheques geralmente não são pagos até que os documentos sejam assinados e o carro seja entregue. De acordo com a CBC News, há mais do que alguns revendedores chateados com esse fato, o que é compreensível.
A Kia ainda não emitiu uma declaração sobre a situação. Entramos em contato com representantes da Kia Canada com várias perguntas e uma solicitação de declaração, mas não recebemos resposta. Também entramos em contato com vários revendedores da Kia Canadá, solicitando uma conversa confidencial sobre a política de vendas. Todos se recusaram a comentar sobre a situação, alguns deles terminando o contato rapidamente. Entramos em contato com o departamento global de relações públicas da Kia, que ainda não respondeu.
Qual é o sucesso da Kia Canadá atualmente? Não há comunicados de imprensa oficiais no sobre os dados de vendas recentes por lá. No entanto, os números existem: um anúncio da montadora em 29 de novembro afirmou que a Kia Canadá estabeleceu um recorde histórico de vendas com 79.199 unidades comercializadas. Trata-se de vendas anuais, o que é impressionante, considerando que não inclui nada de dezembro.
Fonte: CBC News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Kia Syros 2025 promete mistura curiosa de SUV com minivan; veja teasers
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV