No início de 2023, a Mercedes-Benz combinou os cupês e conversíveis do Classe C e do Classe E em uma nova linha chamada Classe CLE, que mais uma vez estará disponível com e sem teto. E agora o departamento esportivo de Affalterbach já está mostrando como vê a futura versão esportiva na variante cupê. Este é o novo Mercedes-AMG CLE 53 4Matic+ Coupé, que deverá ser lançado no início de 2024.
Sob o capô do novo cupê está o motor M256M de 3 litros e seis cilindros em linha com turbocompressor, que foi desenvolvido pela Mercedes-AMG. Ele fornece 449 cv e um torque de 56,7 kgfm, que pode aumentar para 61,2 kgfm em um intervalo de 12 segundos graças a uma função de overboost. O CLE 53 atinge a marca de 100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h e pode ser aumentada para 270 km/h com o opcional AMG Drivers Package.
O motor tem câmaras de combustão otimizadas, válvulas de admissão e escape redesenhadas, novos anéis de pistão e injeção aprimorada. Um turbo maior com um compressor elétrico adicional aumenta a pressão de alimentação para 1,5 bar. Ele também apresenta o gerador de partida de segunda geração integrado, que pode contribuir brevemente com 23 cv adicionais e 20,9 kgfm de torque - um componente importante para o sistema híbrido-leve de 48 volts do veículo.
O CLE 53 transmite a potência por meio da transmissão AMG SpeedShift TCT 9G para a tração integral AMG Performance 4Matic+ de série. A frenagem é feita por freios dianteiros de 370 milímetros de diâmetro com pinças de quatro pistões e dos freios traseiros de 360 milímetros com pinças flutuantes de pistão único. O modelo também é equipado com esterçamento das rodas traseiras.
Visualmente, o CLE 53 apresenta um estilo exclusivo que vai além de um novo nariz e para-choque. A preparadora oficial da Mercedes-Benz deu ao cupê asas dianteiras e traseiras mais largas, aumentando a largura da pista em 58 milímetros na dianteira e 75 milímetros na traseira. A parte dianteira apresenta a grade do radiador Panamericana vertical da marca, uma ampla abertura central inferior e duas entradas de ar na parte externa com faróis de LED acima delas.
A traseira é igualmente esportiva com seus quatro escapamentos redondos. Eles ficam sob as lanternas traseiras de LED de duas peças com carcaças 3D, que são conectadas com um elemento de design vermelho escuro. As rodas de 19" são de série, com rodas de 20" disponíveis como opcional. O pacote opcional AMG Performance Studio dá ao cupê um spoiler traseiro mais pronunciado no porta-malas e um difusor traseiro entre os escapamentos. Dois pacotes AMG Night e dois pacotes AMG Carbon Fiber também estarão disponíveis.
No interior, uma tela de 12,3" está localizada na frente do motorista, enquanto um display de 11,9" no centro é usado para a multimídia. O revestimento MB-Tex/microfibra com costura vermelha contrastante é de série, enquanto outros revestimentos de couro custam um pouco mais. O pacote AMG Performance Seat oferece ao cupê bancos concha com melhor estofamento e aberturas verticais na parte traseira.
Quando exatamente o Mercedes-AMG CLE 53 4Matic+ estará nas concessionárias? No início de 2024 para a Europa, porém ainda sem uma data exata. No caso do Brasil, ainda não sabemos se o esportivo será oferecido por aqui.
Fonte: Mercedes-AMG
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado