O ano era 2021 e o icônico Lada Niva - símbolo da indústria automobilística da Rússia - estava com futuro traçado e projeto de uma geração inteiramente nova em pleno desenvolvimento. A ideia seria colocar a nova linhagem no mercado em 2024 e desenvolvê-la a partir da nova encarnação do Dacia Duster (recentemente revelada e, na época, ainda guardada em segredo).
Os planos haviam sido anunciados com bastante expectativa pela AvtoVAZ, controladora da marca russa e, àquela altura, pertencente ao grupo Renault. A ideia geral era fazer a aproximação da Lada com a Dacia dentro do mesmo conglomerado e promover o compartilhamento de plataforma e componentes, gerando não só o novo Niva como também outros modelos.
Tudo estava certo até que, em fevereiro de 2022, o projeto foi por água abaixo com a eclosão da guerra da Rússia com a Ucrânia. A economia do país passou por inúmeros impactos e a manutenção de empresas estrangeiras foi diretamente afetada. Nesse contexto, as operações da Renault na Rússia foram vendidas para o governo de Vladimir Putin e a participação de 67,69% da francesa na AvtoVAZ foi para as mãos do Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e de Motores da Rússia.
Com a reviravolta, todos os projetos em curso foram cancelados. No caso do novo Niva, a ideia era desenvolvê-lo a partir do Duster III e tomar como base a plataforma CMF-B. Na época, até mesmo esboços foram revelados para atiçar a curiosidade do público em torno da novidade. O visual seria inspirado no modelo original lançado em 1977, mas carregado de elementos modernos como luzes diurnas de LED e apliques texturizados.
As expectativas em torno do projeto eram bastante altas, não só pelo modelo em si como também pela marca Lada como um todo. A ideia era fazer o próximo Niva capaz de “abrir novos horizontes para a marca”, ajudando-a a expandir-se para fora do mercado russo. Além do SUV, mais três novos modelos seriam lançados até 2025. Todos fariam parte da estratégia de tornar a marca mais competitiva e global.
Em 2024, a nova geração do Duster chegará ao mercado europeu, como previsto, mas o Niva renovado tão esperado ficará apenas no sketch.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Duster já está no Brasil: veja o que sabemos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Duster começa a ser vendido pela Renault na Europa; veja versões
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Renault aumenta preços do Duster 2024, que se aproxima de R$ 160 mil
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Renault Duster é lançado com conjunto híbrido E-Tech de 140 cv