A Toyota está muito atrasada quando falamos de carros elétricos, mas tem sinalizado que vai correr atrás do prejuízo com uma nova linha de VEs, antecipada por alguns conceitos. O mais interessante deles é o Urban SUV, que será a opção de entrada quando for lançado no próximo ano. Apresentado no evento anual da marca em Bruxelas (Bélgica), o novo utilitário elétrico ficará ao lado do C-HR híbrido e híbrido plug-in no crescente portfólio da marca.
Com 4.300 milímetros de comprimento, 1.820 mm de largura e 1.620 mm de altura, o conceito Urban SUV é bem próximo de um Hyundai Creta, com o mesmo comprimento, mas um pouco mais de largura e mais baixo. Ele foi projetado com tração dianteira e integral, o que significa que virá em configurações de motor único e duplo. Os clientes poderão escolher entre dois tamanhos de bateria, mas a Toyota ainda não está pronta para falar sobre eles.
Sua base não é compartilhada com um veículo com motor de combustão existente, já que a Toyota diz que será feito com uma plataforma exclusiva para elétricos. O estilo um tanto robusto está de acordo com os modelos da linha bZ e, embora seja rotulado como um conceito, o modelo de produção não pode ser muito diferente. Uma das mudanças planejadas é a adoção de espelhos retrovisores laterais normais em vez daquelas câmeras minúsculas.
O pequeno SUV será um dos cerca de 15 modelos de emissão zero que a Toyota pretende colocar à venda na Europa até 2026 em suas linhas de veículos de passageiros e comerciais - a marca ainda não decidiu a quantidade exata de carros.
Até 2026, a Toyota lançará seis VEs dedicados. Até lá, a Toyota projeta que mais de 20% de suas entregas anuais na Europa serão representadas por carros elétricos. A fabricante fez as contas e espera vender mais de 250.000 carros sem motor de combustão para clientes europeus a cada ano até 2026.
O caminho da Toyota rumo às emissões zero não se resumirá a carros elétricos movidos a bateria, já que uma terceira geração de sua tecnologia de célula de combustível a hidrogênio será lançada em 2026. Enquanto isso, a eletrificação parcial está sendo adicionada à Hilux, já que a picape receberá uma configuração híbrida-leve de 48V em 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Supra A90 Final Edition aumenta potência e vai a 429 cv
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Graças à Hilux e ao Brasil, Toyota aumentará produção na Argentina
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Executivo da Toyota confirma volta de mais um esportivo icônico
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda