Dentro da Stellantis, a Citroën se tornou uma marca com foco em modelos mais acessíveis. Enquanto a Fiat começou uma subida de patamar de seus modelos com Toro, Pulse e Fastback, a marca francesa se colocou em uma estratégia de crescimento com foco em segmentos-chave e custo/benefício.
Esta nova fase começou em 2021, com a estratégia 4All. Em 4 anos, a empresa precisa chegar a 4% de participação na América do Sul - a meta é crescer 30% em vendas fora da Europa e, para isso, nossa região é bem importante. Naquele momento, a Citroën fechava 2021 com 1,2% de participação na América do Sul, ao mesmo tempo em que mostrava o novo C3, o primeiro modelo dentro da C-Cubed.
Com o lançamento do C3 em 2022, a marca chegou a 1,6% de participação no ano e, até o momento de 2023, projeta chegar aos 2% de participação. Com o C3 Aircross, um SUV que deve chamar mais a atenção dos consumidores que o C3, a empresa projeta chegar aos desejados 4% na região no fim do próximo ano - ou seja, dobrar de um ano ao outro. Não é uma missão fácil.
Aqui entram os planos da Citroën. Primeiro, a ampliação da rede para 190 concessionárias no Brasil, com foco em aumentar a cobertura de atendimento nacional. A rede da marca é um dos pontos de crítica no Brasil, justamente por não estar presente em pontos importantes e, para uma empresa que lançou dois modelos de volume, pontos de vendas e pós-vendas são cruciais.
O aumento na rede, atraída principalmente pelo C3 Aircross e sua margem de lucro maior que o do C3, virá acompanhado de mais um modelo, o terceiro C-Cubed. Dessa vez, o provável C3X, um SUV-cupê com estilo de Fiat Fastback que deverá compartilhar bastante com o C3 Aircross, principalmente o motor 1.0 turbo e algumas dimensões, como o entre-eixos de 2.675 mm. Também lançará o pequeno elétrico Ami, mas ainda não se sabe como será oferecido ao mercado: é um carro de uso urbano, pequeno, e de baixa velocidade.
A Citroën fala também em "novidades na gama". Executivos já despistaram sobre a chegada de modelos importados ou do C3 elétrico, seja o indiano ou europeu. Se eles já preparam melhorias para o C3 baseado no que foi feito no C3 Aircross, é um mistério. Vale lembrar que são bons para criar versões e séries especiais.
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