21 de novembro de 2019. Esse é o dia em que o mundo conheceu a Tesla Cybertruck. Naquela época, era um conceito bem polêmico de uma picape que prometia grande autonomia, grande desempenho e um preço relativamente baixo. Agora, é uma picape de produção polêmica, mas será que ela ainda cumpre as promessas feitas em um mundo pré-pandemia?
Aqui está uma rápida olhada nas estatísticas da Cybertruck, que está chegando rapidamente de sua estreia na produção na fábrica da Tesla em Austin, Texas. O grande número que você está esperando é de 857 cv, cortesia dos três motores elétricos na versão "Cyberbeast", como opcional. Se isso for demais para você, a caminhonete tem uma versão de dois motores com 608 cv e tração integral. A Cybertruck com somente um motor não será vendida antes de 2025 e, por isso, a Tesla não falou sobre suas especificações.
Musk revelou o peso médio do Cybertruck de 3.084 kg durante o evento de estreia, o que é um valor bem alto, considerando que a Ford F-150 Lightning pesa 2.900 kg. Com 857 cv disponíveis na versão Cyberbeast, a empresa alega uma aceleração de 0 a 96 km/h (60 mi/h) em 2,6 segundos. A variante de motor duplo de 608 cv é um pouco mais lenta, registrando 4,1 segundos. E, embora não saibamos a potência da configuração com só um motor, o site da Tesla mostra um tempo de 6,5 segundos para chegar aos 96 km/h.
Quanto ao alcance, a autonomia é um pouco diferentes do que o que foi divulgado em 2019. O modelo de maior alcance listado atualmente é a versão com motor duplo, com uma estimativa de 547 km (340 milhas). Curiosamente, a Cyberbeast está só um pouco abaixo, com 515 km (320 milhas), apesar do aumento significativo de potência. A versão de motor único mostra um alcance estimado de 402 km (250 milhas).
Agora que as entregas estão em andamento, temos alguns preços para compartilhar. A Cybertruck básica com motor único custará a partir de US$ 60.990 (R$ 300.113), embora só comece a ser entregue em 2025, o que é bastante tempo para que as coisas mudem. A versão intermediária com motor duplo e tração integral custa significativamente mais, a partir de US$ 79.990 (R$ 393.606). E, como era de se esperar, a Cyberbeast é a mais cara, com um preço sugerido de US$ 99.990 (R$ 492.020).
Em 2019, Elon Musk disse que a Cybertruck estaria disponível nas versões de motor único, duplo e triplo. Na época, as potências não haviam sido reveladas, mas havia rumores de que havia uma versão Plaid com algo em torno de 800 cv. O desempenho máximo foi estimado em 2,9 segundos para uma aceleração até 100 km/h. Na parte da autonomia, o conceito da Cybertruck indicava 402 km (250 milhas) para a versão básica, 483 km (300 milhas) na configuração intermediária e 805 km (500 milhas) na variante topo de linha.
E ainda há o preço. Os últimos quatro anos foram... difíceis para quase todo mundo. Em 2019 - que parece ter sido há uma eternidade, dada a pandemia de COVID-19, a escassez na cadeia de suprimentos, as guerras e a incerteza econômica que sofremos desde então - Musk disse que o Cybertruck custaria a partir de US$ 39.900 (R$ 196.335). Obviamente esta promessa não foi cumprida, nem o preço sugerido de US$ 69.900 (R$ 343.956) para a versão topo de linha.
Esperamos ouvir mais sobre a Cybertruck nos próximos meses. O evento apresentou as primeiras 10 unidades entregues a "clientes", que na verdade são funcionários da Tesla. Espera-se que a produção aumente no próximo ano, embora, no momento, não tenhamos ideia de quando a Tesla será capaz de atender aos supostos dois milhões de reservas feitas.
Fonte: Tesla
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CyberHammer: Tesla lança marreta inspirada na picape Cybertruck
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Tesla divulga teste de segurança da Cybertruck, mas não mostra impacto
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Tesla Cybertruck é a picape elétrica com autonomia de até 800 km
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora