Isso certamente foi uma surpresa positiva: O novo Dacia Duster ficou realmente bonito. A terceira geração do SUV compacto será lançada na primavera de 2024 pra os mercados da Europa. E ele tem uma boa chance de se tornar ainda mais popular entre os clientes de lá. Por quê? Contaremos a você em nosso primeiro contato com o carro, que realizamos como parte do lançamento mundial.
Vamos começar com a teoria por trás do novo Dacia Duster na forma de números. Com 4,34 metros de comprimento, ele é tão longo quanto seu antecessor, mas parece muito mais robusto. As peças adicionais feitas parcialmente de plástico reciclado devem ser úteis na vida cotidiana, bem como em trilhas. A tração nas quatro rodas também estará disponível no futuro, mas não mais com motor a diesel.
Vamos nos concentrar no veículo cinza escuro ("Cedar Green" oficialmente) que aparece na maioria das fotos. Nossa foto de capa mostra o Duster 2024 na cor de lançamento "Sandstone". Há um total de sete pinturas para escolher.
Vamos começar pelo porta-malas: ele terá uma capacidade de 472 litros. Dobrar os encostos é um pouco complicado e o piso falso que pode variar a altura do assoalho é altamente recomendado. A soleira de carga revestida de plástico e o amplo acesso ao porta-malas são boas características. A pressão dos custos, por outro lado, é evidente na quantidade de metal exposto na porta traseira.
Se necessário, você pode até passar a noite no Duster: O"Sleep Pack" já é conhecido do Dacia Jogger. Com 1,90 metro de comprimento e até 1,30 metro de largura, é uma espécie de rede que pode ser pendurada no carro.
A maçaneta escondida nas portas traseiras é um tanto enfadonha de se usar. De acordo com a Dacia, a mudança para a plataforma CMF-B do Sandero e do Jogger criou mais espaço no interior - especialmente na frente, em termos de largura, e na traseira, em termos de espaço para as pernas.
Se necessário, o chamado sistema "YouClip" pode ser usado aqui: Dependendo da versão, o novo Duster é equipado com quatro ou seis suportes YouClip. Eles podem acomodar um suporte para tablet, uma bolsa, um suporte para smartphone com carregador de indução, um suporte para copos ou um gancho para bolsa. Também é possível colocar uma luz adicional no porta-malas. Inteligente.
Uma terceira janela lateral bastante grande melhora a visibilidade. O novo Duster não é como um aquário de visibilidade, mas também não é claustrofóbico neste sentido. O designer da Dacia, David Durand, afirmou que "queríamos que o design exterior e interior apresentasse uma imagem uniforme. O estilo tenso e robusto do interior transmite a sensação de estar bem protegido."
Isso pode ser visto na cabine, com seu painel de instrumentos alto, vertical e de dimensões generosas, com uma ampla moldura decorativa. O design das saídas de ar no estilo dos arcos das rodas também contribui para a impressão uniforme. No futuro, você verá instrumentos digitais de fácil leitura; apenas o modelo básico ainda usa relógios analógicos. O volante, que é achatado na parte superior e inferior, é agradável de segurar.
Os assentos sempre foram um dos pontos fracos da Dacia e o Duster também carece de apoio lateral. Somente uma viagem mais longa mostrará o quanto eles são confortáveis em distâncias mais longos. A propósito, a marca dispensará o couro no futuro. Não apenas os assentos acolchoados com espuma, mas também os muitos plásticos rígidos mostram onde foram feitas economias.
No entanto, ele tem um design muito atraente, com um grande painel com o nome "Duster" estampado na frente do passageiro dianteiro. O acabamento dos plásticos poderia ser um pouco mais primoroso, mas isso pode ser devido ao modelo de pré-produção em que tivemos o primeiro contato.
Assim como o design externo, o interior também é caracterizado por funções essenciais que cumprem uma finalidade. As equipes de desenvolvimento também se dedicaram bastante à ergonomia. Isso é evidenciado pela nova tela central de 10,1 polegadas, que fica voltada para o assento do motorista em um ângulo de dez graus para facilitar a leitura. Abaixo dela, no nosso caso, há um painel de interruptores para o ar-condicionado e similares, que não é difícil de se entender quando se trata de operação.
Os compartimentos de armazenamento no console central são uma característica positiva, enquanto a alavanca seletora da caixa de câmbio automática (somente no Duster Hybrid) lembra um pouco o VW Golf. Todos os outros Dusters têm câmbio manual: desde o motor a gasolina e GLP de 100 cv até o híbrido leve 48V de 130 cv. O suporte para celular da foto já está disponível na versão básica do Duster chamada "Essential", já que não tem a grande tela sensível ao toque das demais.
Falando em equipamentos: De acordo com a Dacia, cerca de 70% dos clientes do Duster já optam por equipamentos de maior qualidade. Por isso, a nova linha do Duster agora consiste em três níveis: Essential, Expression e dois acabamentos topo de gama diferentes, mas complementares: Duster Extreme "para os fãs de atividades ao ar livre" e Duster Journey "para aqueles que preferem elegância discreta, conforto e bem-estar". As duas últimas versões estarão disponíveis a preços semelhantes.
A Dacia ainda não informou os preços para todas as versões da nova geração do Duster, mas acredita-se que devem começar abaixo dos 20.000 euros (R$ 107 mil) na Europa.
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