Apresentada no mercado internacional em meados do ano passado, a nova geração do Mercedes-Benz GLC acaba de desembarcar oficialmente no Brasil. Completamente reformulado, o modelo é lançado por aqui nas configurações tradicional e Coupé trazendo sob o capô o mesmo conjunto mecânico eletrificado. O preço sugerido é de R$ 531.900 para a carroceria SUV (o cupê terá preços divulgados posteriormente).
No design, o GLC 2024 adota linha evolutiva e o mesmo padrão visual do irmão GLC padrão. Ou seja, faróis mais finos e recortados, grade com efeito tridimensional e laterais com vincos bem marcados. A partir da coluna B, o modelo Coupé ganha personalidade em relação ao irmão graças ao caimento do teto mais acentuado. A traseira tem spoiler integrado e lanternas mais finas com LEDs. O coeficiente aerodinâmico caiu para 0,27.
A todo, o GLC Coupé de nova geração é 32 milímetros mais longo que o anterior, totalizando 4.763 mm de comprimento. Só de entre-eixos são 15 mm a mais, chegando agora aos 2.888 mm. O porta-malas cresceu 45 litros e agora acomoda 545 litros de bagagem. Com os bancos rebatidos, o espaço aumenta para 1.390 litros.
Já o GLC tradicional ganhou 6 centímetros e chegou aos 4,71 metros de comprimento total, enquanto a largura de 1,89 m permaneceu. As novas dimensões também renderam espaço extra no porta-malas, que chega agora a 620 litros (70 litros a mais que o anterior). A altura é de 1,64 metro (contra 1,60 m do Coupé). O coeficiente de arrasto neste caso é de 0,29.
Por dentro, o painel remete ao sedã Classe C. Destaque para o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas com estilo flutuante, acompanhado do display de 11,9 polegadas que abriga a central multimídia e tem posicionamento vertical. Logo acima, ficam as três saídas de ventilação centrais. A cabine ainda conta com amplo revestimento em couro, alumínio e plásticos de boa qualidade.
Os dois modelos são vendidos na configuração GLC 300 4MATIC, mas com algumas diferenciações. A carroceria SUV, por exemplo, tem acabamento exterior e interior Avantgarde, com seções de apliques cromados e trilhos de teto em alumínio polido. Por sua vez, o Coupé adota acabamento AMG Line, incluindo visual externo e interno com pegada mais esportiva.
O modelo oferece de série rodas aro 20", ar-condicionado de duas zonas, iluminação ambiente de 64 cores, assistente de estacionamento, carregamento sem fio para celulares, sistemas de direção semi-autônoma, assistentes de condução, teto solar panorâmico e faróis full-LED com luz alta adaptativa. O Coupé acrescenta pacote estacionamento com câmera 360º e capô transparente no modo off-road.
Sob o capô, os dois modelos compartilham o mesmo conjunto mecânico: motor 2.0 turbo a gasolina com 258 cv de potência a 5.800 e 40,7 kgfm de torque entre 2.000 e 3.200 giros. O propulsor trabalha associado a um conjunto do tipo híbrido-leve, o que inclui um gerador de partida integrado de segunda geração (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 volts.
Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos no caso do SUV e 6,3 segundos no caso do Coupé. Já a velocidade máxima é de 240 km/h e 246 km/h, respectivamente. O câmbio é automático de 9 marchas com sistema de tração integral 4MATIC.
Interessados já podem reservar a versão SUV na rede nacional de concessionárias Mercedes-Benz. O Coupé estará disponível em breve.
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