Não são apenas as marcas chinesas que olham para o mercado de carros elétricos no Brasil. Ao que tudo indica, a vietnamita VinFast prepara sua operação local e já contrata executivos para áreas estruturais da empresa, como jurídico, vendas, desenvolvimento de rede, treinamentos, qualidade, contabilidade, RH e logística.
A informação foi publicada pela Quatro Rodas, que localizou o anúncio das vagas no LinkedIn. As posições foram preenchidas, provavelmente já em fase de entrevistas e contratações, o que indica uma certa pressa nessa estruturação da marca no país. Essa estratégia de ter executivos locais na operação já foi feita por marcas novas, como a GWM e BYD, e se aproveitam do conhecimento local para acelerar o processo de entrada.
A VinFast, marca que faz parte do maior empresa privada do Vietnã, foi fundada em 2017 e chamou a atenção do mundo ao participar do Salão de Paris em 2018, com um dois modelos baseados nos BMW X5 e Série 5 de gerações anteriores com design assinado pela Pininfarina. Mas desde o fim de 2022 que a VinFast não produz mais veículos a combustão e mudou seu rumo para algo totalmente elétrico.
Para isso, seu catálogo hoje apresenta quatro SUVs de diferentes portes, todos elétricos: VF6, VF7, VF8 e VF9. Em agosto, a marca entrou no mercado de ações através da NASDAQ e, em valor de mercado, se tornou a terceira maior do mundo entre as montadores de automóveis, com valor de US$ 23 bilhões. Nos Estados Unidos, existe uma polêmica sobre a qualidade de seus modelos.
A VinFast já falou sobre sua expansão ao redor do mundo. O Brasil é um mercado importante a nível global e a VinFast pode atacar a parte premium com seus modelos elétricos, aproveitando um alto valor agregado em um volume não tão alto. Provavelmente, ouviremos mais sobre isso durante 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela