Os carros esportivos mais potentes do mundo com transmissão manual
Você sabia que ainda existem carros com 500 cv ou mais com transmissões manuais? Descobrimos quais são essas raridades
A caixa de câmbio manual, tão amada pelos adeptos da "bela direção", parece ter um futuro incerto, espremida entre a popularidade cada vez maior das transmissões automáticas e o carro elétrico, que, por enquanto, dispensa qualquer tipo de caixa de câmbio em sua maior parte.
Atualmente, até mesmo os carros esportivos mais novos e alguns supercarros abandonaram a alavanca de câmbio e o pedal da embreagem em favor da tão procurada transmissão automática. Isso significa que, para encontrar um carro potente e veloz com transmissão manual, é preciso se concentrar em alguns modelos de nicho de "conhecedores". Mas quais são eles?
Para descobrir, compilamos um ranking dos carros mais potentes com transmissão manual, classificando em primeiro lugar os cinco carros produzidos em grandes séries e disponíveis em todos os países europeus. O último parágrafo é dedicado aos outros "supermanuais" em pequenas séries ou vendidos em apenas alguns mercados. Boa leitura!
- Porsche 911 S/T - 525 cv
- BMW M3 Sedan - 480 cv
- BMW M4 Coupé - 480 cv
- Ford Mustang - 460 cv
- Lotus Emira - 405 cv
Supercarros e hipercarros com caixas de câmbio manuais "fora de série
Porsche 911 S/T - 525 cv
O rei dos carros esportivos produzidos em série oferecidos com uma caixa de câmbio manual é o Porsche 911 S/T, o cupê que comemora o 60º aniversário do 911 e é equipado com o mesmo motor de 4,0 litros naturalmente aspirado de 525 cv do 911 GT3 RS.
Porsche 911 S/T
A série é limitada a 1.963 exemplares, todos com a caixa de câmbio manual de 6 marchas de relação curta e tração traseira para um tempo de aceleração de 0 a 100 de 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 300 km/h. Como alternativa, o Porsche 911 GT3 "normal" com pacote Touring de 510 cv e transmissão manual de 6 velocidades está sempre disponível.
BMW M3 - 480 cv
No segundo degrau do pódio, encontramos outro alemão, o BMW M3, que na versão sedã com tração traseira é oferecido com uma transmissão manual de 6 velocidades.
BMW M3 Saloon
O motor é o 3.0 de seis cilindros em linha com turbocompressor duplo de 480 cv, que permite que o quatro portas da Baviera vá de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atinja a velocidade máxima de 250 km/h ou 290 km/h com o M Driver's Package opcional.
BMW M4 Coupé - 480 cv
O BMW M4 Coupé também está disponível com tração traseira e transmissão manual de 6 marchas, novamente com 480 cv desenvolvidos pelo motor 3.0 biturbo a gasolina.
BMW M4 Coupé
O carro alemão de duas portas é capaz de atingir 250 km/h (290 km/h com o M Driver's Package) e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.
Ford Mustang - 460 cv
O Ford Mustang é um clássico entre os carros esportivos americanos, o "pony car" que não pode prescindir de uma caixa de câmbio manual. De fato, o Mach 1 de 460 cv e o Mustang GT de 450 cv, estritamente de tração traseira, são equipados com uma transmissão manual de 6 velocidades (assinada pela Tremec para o Mach 1) ou uma automática de 10 velocidades.
Ford Mustang Mach 1
Aqueles que escolhem o Mustang V8 com transmissão manual já sabem que o tempo de aceleração de 0 a 100 é um pouco maior do que o automático, como evidenciado pelos 4,8 segundos do Mach 1 (4,4 segundos do automático) e pelos 4,6 segundos do GT (4,3 segundos do automático). O GT atinge 250 km/h e o Mach 1, 267 km/h.
Lotus Emira - 405 cv
Um carro britânico chega surpreendentemente perto do topo desta lista: o Lotus Emira, o cupê com o motor 3.5 V6 Supercharged que desenvolve 405 cv e a caixa de câmbio manual de 6 marchas com articulações parcialmente expostas (como alternativa à automática de dupla embreagem de 6 marchas).
Lotus Emira
O Lotus Emira V6 com tração traseira atinge 290 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos (4,2 segundos para o automático).
Supercarros e hipercarros com caixas de câmbio manuais "fora de série"
Alguns clientes abastados podem, na verdade, pagar por uma potência muito maior do que essa, dirigindo hipercarros fantásticos com caixas de câmbio manuais. O Koenigsegg CC850 (70 exemplares no total), com seus 1.385 cv acoplados à sofisticada transmissão eletrônica ESS (Engage Shifter System), que na verdade é uma automática de 9 marchas controlada eletronicamente, mas que pode ser usada como uma manual de 6 marchas, completa com pedal de embreagem, está posicionado nesse nicho muito pequeno.
Koenigsegg CC850
Pagani Utopia
Uma caixa de câmbio manual mecânica genuína é instalada no Pagani Utopia, o hipercarro italiano de 99 unidades com 864 cv e uma transmissão manual de 7 velocidades especialmente desenvolvida para lidar com 1.100 Nm de torque máximo.
Permanecendo no mundo dos hipercarros/supercarros, também encontramos os dois primeiros da Gordon Murray Automotive, o T.50 de 663 cv e o T.33 de 615 cv, que são equipados com a transmissão manual de 6 marchas da Xtrac junto com o V12 naturalmente aspirado.
Gordon Murray Automotive T.50
Gordon Murray T.33
Não podemos esquecer dois carros esportivos especiais de edição limitada, como o Aston Martin Valour com V12, câmbio manual de 6 marchas e 715 cv, e o BMW 3.0 CSL de 560 cv com câmbio manual de 6 marchas.
Aston Martin Valour
BMW 3.0 CSL
Para encerrar esse parágrafo de "outros" superautomáticos, também gostaríamos de mencionar alguns carros esportivos americanos que são mais restritos ao mercado norte-americano.
Dodge Challenger SRT Hellcat Redeye Widebody
Cadillac CT5-V Blackwing
Chevrolet Camaro ZL1 1LE
Entre eles estão o Dodge Challenger SRT Hellcat com 6 marchas e 727 cv, o Cadillac CT5-V Blackwing com 677 cv e o Chevrolet Camaro ZL1 com 659 cv, todos equipados com a transmissão manual Tremec de 6 marchas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Este motorhome 6x6 é maior que alguns apartamentos em São Paulo
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar