Nova Honda XRE 300 Sahara já está no site, mas sem preço; veja os detalhes
Aventureira passou por reformulação completa e está usando motor da Twister
Um dos lançamentos mais aguardados da Honda em 2023, a nova XRE 300 Sahara já está aparecendo no site da marca para o mercado brasileiro. Apesar de já ser possível conferir alguns dos detalhes da moto, os preços ainda não foram divulgados. Ficou confirmado apenas que a novidade terá três versões: ABS, Rally e Adventure. Hoje, o preço da XRE 300 antiga fica em torno de R$ 25 mil.
Os preços para a nova Honda XRE 300 Sahara devem ser revelado apenas no dia 24 de novembro. A renovação da aventureira da marca foi profunda. De acordo com a marca, pouco foi aproveitado da moto antiga. São itens como a lanterna traseira, por exemplo. Começando pelo visual, a nova Sahara ficou mais esguia quando vista de frente, trazendo uma linguagem visual similar à da Africa Twin.
Estruturalmente, a nova Sahara ganhou um novo chassi, similar ao visto na linha CRF de motos off-road da Honda. É um quadro de berço semi-duplo de aço. Na parte de suspensão, o conjunto é do mesmo tipo. Há um garfo telescópico na dianteira e uma balança de alumínio agora pintados de preto. O curso na dianteira, de 245 mm, e o da traseira, 225 mm, foram mantidos, mas a dianteira foi recalibrada. Atrás, o amortecedor recebeu ajuste de pré-carga em 7 posições.
O diâmetro das rodas é o mesmo: 21" na diantiera e 18" na traseira. Assim, a medida dos pneus também foi mantida, sendo 90/90 na frente e 120/80 atrás. Os pneus em si são da marca Metzeler e do modelo Karoo. A Sahara permanece com freios a disco nas duas rodas, sempre dotado de ABS, com 256 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira.
As medidas mudaram pouco. São 2.193 mm de comprimento, 829 mm de largura, 1.270 mm de altura (com parabrisa baixo) e 1.425 mm de entre-eixos. A altura do assento é de 859 mm, mas a Honda conseguiu ampliar o vão livre em relação ao solo, que agora é de 269 mm nas versões Rally e ABS, ou 265 mm na Adventure. O peso a seco declarado é de, respetivamente, 147 kg e 149 kg.
O acréscimo de vão livre sem erguer a altura do assento veio graças ao uso de um motor mais compacto. No caso da Sahara, é o mesmo da CB 300F Twister, mas com algumas diferenças fundamentais. Uma delas é que a fundição do cabeçote é diferente na Sahara, pois a aventureira usa uma fixação do propulsor no chassi ancorada na parte superior do cilindro.
Em relação à Twister, a nova Sahara tem um pouco mais de potência. De acordo com a Honda, a diferença vem da caixa de ar maior na admissão e o escapamento com catalisador de duas vias, que melhora o fluxo. Em números, com etanol, são 25,2 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgfm de torque a 5.750 rpm. Com gasolina, os picos ocorrem nas mesmas rotações, mas os dados são 24,8 cv e 2,70 kgfm. Saiu de cena o cabeçote de comando duplo (DOHC) em favor de comando simples (SOHC).
Com o novo motor, vem outro incremente na comparação com a XRE 300. A Sahara passa a contar com uma transmissão de 6 velocidades, além de uma embreagem com assistência deslizantes, que evita que a roda traseira trave em reduções mais fortes de marcha. É o mesmo sistema da nova Twister também.
Em termos de equipamentos, todas as versões contarão com ABS, iluminação completa por lâmpadas de LED, pisca alerta e o novo painel digital advindo da Twister. Ele acrescenta conta-giros circular, indicador de marcha e computador de bordo. As versões ABS e Rally são virtualmente idênticas, diferenciando-se pelas cores. A primeira é cinza e a segunda mescla vermelho e preto. Já a Adventure trará de fábrica parabrisa mais alto, protetor de motor e protetor de carenagens, itens opcionais nas demais.
Galeria: Honda XRE 300 Sahara já está no site
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Titan 2025: como anda a Honda CG mais cara da história?
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou