O Apple CarPlay e o Android Auto têm sido assuntos polêmicos no mundo dos carros ultimamente. A General Motors, por exemplo, diz que planeja eliminar gradualmente a tecnologia em seus veículos elétricos de próxima geração. Mas outras fabricantes não têm tanta certeza se isso é uma boa ideia.
Jim Rowan, o ex-chefe da Blackberry que se tornou CEO da Volvo, diz que sua empresa está comprometida com serviços automotivos como o Apple CarPlay e o Android Auto. Em uma entrevista recente ao The Verge, Rowan disse que seria um erro ignorar os "sete bilhões de pessoas no planeta que têm um iPhone ou Android".
"Queremos oferecer a opção do Android Auto ou do Apple CarPlay para que eles possam oferecer toda a infinidade de opções que têm", observou Rowan, "sejam os diferentes aplicativos que você pode baixar no próprio carro ou apenas a conveniência de ter seu iPhone ou Android conectado diretamente e sem problemas com o carro".
Rowan também rejeitou a ideia de cobrar dos clientes assinaturas no carro para coisas como assentos aquecidos, algo que alguns concorrentes como BMW e Mercedes-Benz têm feito. Mas as atualizações de desempenho para carros elétricos não estão totalmente fora de questão.
"Sinceramente, não compro [assinaturas no carro]", diz Rowan. "Acho que talvez haja um pouco de receita interna se você quiser ir para os níveis mais altos de determinado desempenho ou se quiser liberar uma quantidade X de desempenho no carro em termos de aceleração."
Atualmente, a Volvo usa um sistema operacional baseado no Android Automotive com Apple CarPlay e Android Auto disponíveis em todos os seus veículos. Os modelos mais novos da Volvo, como o EX30 e o EX90, oferecem até mesmo o CarPlay como equipamento padrão com atualizações over-the-air.
Recentemente, a Volvo adicionou uma atualização do Apple CarPlay a mais de 650.000 de seus carros, que ajustou o layout e permitiu que a tela do motorista suportasse nativamente o Apple Maps e outros serviços de navegação. Essa mesma tela agora também pode apresentar informações sobre chamadas recebidas.
Fonte: The Verge
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência