Honda CB 500X será renomeada como NX500 e e receberá atualização
A mudança de nome tem o objetivo de homenagear a Honda NX650 Dominator do final da década de 1980.
A Honda CB500X tem sido um dos pilares da linha de modelos da Honda há vários anos. De fato, ela provou ser uma das motos aventureiras mais versáteis, graças à sua acessibilidade e desempenho sem sustos, ao mesmo tempo em que agrada aos gostos dos motociclistas mais experientes que procuram uma moto descontraída e que possa ir a qualquer lugar.
Dito isso, a Honda anunciou o retorno da CB 500X para o ano modelo 2024 globalmente, só que ela não será mais chamada de CB 500X. Por alguma razão, a Honda decidiu renomear sua aventureira média para NX500, um nome que homenageia a NX650 Dominator do final dos anos 1980.
Para acompanhar a mudança de nome, a Honda deu à NX500 algumas revisões de estilo, sendo as mais notáveis o novo farol e a lanterna traseira. A moto também vem com novas opções de cores, como Grand Prix Red, Matt Gunpowder Black Metallic e Pearl Horizon White. No entanto, se você observar o estilo da nova NX500, mesmo de longe, não haverá dúvidas: essa é a sucessora da Honda CB 500X.
Por baixo da superfície, a NX500 ainda faz parte da família Honda CB500. Ela é movida pelo mesmo motor bicilíndrico paralelo de 471 cm3 com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível. Ele é capaz de entregar 47 cv de potência e 4,3 kgfm de torque. A potência é enviada para a roda traseira por meio de uma transmissão mecânica de seis velocidades equipada com uma embreagem deslizante.
Como na CB500X anterior, as tarefas de suspensão ficam a cargo dos garfos Showa Separate-Function (SFF) Big Piston, bem como de um monoshock traseiro com pré-carga ajustável. O hardware de frenagem vem na forma de freios a disco duplo na dianteira e um disco único na traseira, com ABS de canal duplo vindo de série.
Na parte de tecnologia, a moto traz uma grande tela TFT colorida de 5 polegadas com conectividade via smartphone por meio do aplicativo Roadsync da Honda. Ele também permite que o motociclista alterne o Controle de Tração Selecionável da Honda (HSTC), permitindo que os motociclistas o desliguem para cenários de pilotagem técnica e off-road. Por último, mas não menos importante, a nova Honda NX500 também é três quilos mais leve do que a CB 500X, com 196 kg.
Fonte: Top Gear, Adventure Rider, Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Regras de emissões deixam HB20 e Creta 1.0 TGDI mais fracos
Bajaj aumenta o preço de todas as motos da linha Dominar 2025
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Shineray lança a Iron 250: veja o preço e o que ela traz
Versa e Sentra crescem até 72% e salvam vendas da Nissan nos EUA
Em crise, KTM tem motos encalhadas para 1 ano de vendas