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ZF prepara nacionalização de tecnologias de segurança para 2025

Complexo em Limeira (SP) produzirá câmeras e radares usados por assistentes de condução

ZF Steer-By-Wire

A segurança automotiva no Brasil ainda pode estar engatinhando no que depender das regulamentações, mas as exigências do público estão forçando os veículos a contarem com mais equipamentos de segurança. De olho neste movimento, a ZF anunciou que tem planos de iniciar a produção de câmeras veiculares e radares em sua fábrica em Limeira (SP), começando com as câmeras até 2025.

Baseando-se em estudos internos, a ZF acredita que a demanda por itens de segurança crescerá nos próximos anos e que, até 2025, 75% dos veículos leves em todo o mundo terão algum tipo de sistema ADAS. Até 2035, mais da metade terá sistemas avançados de assistência ao condutor. A empresa também vê o crescimento no Brasil, em parte por conta dos requisitos do Latin NCAP (cujos resultados são usados pelas fabricantes) e por um possível avanço na legislação.

Plínio Casante, gerente sênior de engenharia e operações da ZF na América do Sul, afirma que a demanda crescente por parte das fabricantes mostra que a adoção de mais tecnologias de assistência a condução serão a tendência no Brasil. Isto motivou um estudo para justificar um investimento para iniciar a produção local de mais tecnologias.

ZF ProAI

Em 2025, virá a produção de câmeras para automóveis, já na quinta geração, prometendo um campo de visão maior, de 120 graus (um aumento de 20% em comparação ao modelo anterior). A resolução da imagem é de oito megapixels, uma resolução mais de quatro vezes maior. Também conta com um sistema de detecção mais avançado, identificando veículos a até 250 metros, ou pedestres e ciclistas a até 70 metros. Radares também estão nos planos da ZF, porém ainda sem uma data definida.

Outros sistemas estão sendo produzidos nas outras fábricas da ZF na Alemanha e em outros países, como o sistema steer-by-wire no país, uma tecnologia para a coluna de direção que transmite os movimentos via sinais eletrônicos, ao invés de depender de ligações mecânicas. O sistema é importante para a adoção de sistemas de condução mais avançados.

Para 2024, a ZF fará a produção em larga escala do ZF ProAI, um supercomputador que controla os sistemas ADAS de nível 2 até nível 5, além de realizar o processamento de outras funções, reduzindo a complexidade da eletrônica do veículo.

Enquanto isso, a empresa já começou a fazer um módulo de controle eletrônico de estabilidade e tração, sendo a primeira a montar o componente no Brasil. É uma movimentação importante, para que consiga atender aos pedidos. Hoje, a ZF diz que 90% dos carros 0 km produzidos no país já contam com o ESC e, a partir de 2025, o equipamento será obrigatório em todos os veículos novos.

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