Flórida quer lei para banir motoristas lentos da faixa da esquerda
Projeto visa restringir uso da via rápida apenas para ultrapassagens e situações específicas
Definidas pela legislação viária como de uso preferencial para ultrapassagens e deslocamento dos veículos de maior velocidade, as faixas da esquerda nem sempre têm sua real função respeitada pelos motoristas. É comum, tanto no Brasil quanto em outros países, casos de condutores lentos que fazem o uso da via abaixo da velocidade ideal e acabam por travar a circulação e o andamento do trânsito.
Na Flórida, nos Estados Unidos, este problema está sendo discutido pelos legisladores locais e pode resultar na criação de lei específica para uso da faixa. A ideia é promover soluções para reduzir o congestionamento, o número de acidentes e, em especial, a incidência de violência no trânsito, já que muitos motoristas ficam irritados por não conseguirem realizar ultrapassagens ou fluir na estrada por conta dos mais lentos. É o chamado "road rage", ou "raiva de dirigir".
Problema também é comum no trânsito do Brasil
O projeto de lei 254 propõe que os motoristas que viajam em estradas com limite de velocidade de 105 km/h ou superior não sejam autorizados a ocupar a faixa da esquerda, a menos que estejam ultrapassando outro veículo, realizando conversões, seguindo orientação de controle de tráfego (como em obras rodoviárias) ou dirigindo veículos de emergência.
De acordo com a atual lei da Flórida, os motoristas podem circular na faixa da esquerda, mas devem ceder passagem aos motoristas que vêm atrás em velocidade mais rápida. O problema é que muitos desses motoristas mais lentos simplesmente não abrem caminho, mesmo depois de alertados com sinais de luz ou buzinas. Com a projeto, motoristas lentos e que bloqueiam a pista podem passar a ser punidos.
No entanto, esta não é a primeira vez que a Flórida tenta aprovar uma legislação proibindo o uso da faixa da esquerda. Dois projetos de lei semelhantes foram apresentados recentemente, mas não foram aprovados. Na ocasião, uma das razões apresentadas para o fracasso foi de que as novas regras podem confundir os motoristas que estão cientes da “Lei de Move Over” já existente, que exige que os veículos mudem de faixa quando carros, viaturas ou veículos de emergência estejam à direita.
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