Apesar de toda expectativa gerada e do design relativamente adiantado, a picape EPU Concept, apresentada recentemente pela Toyota no Salão de Tóquio, ainda não recebeu luz verde para produção em série. De acordo com a agência de notícias Automotive News, o projeto está sendo tocado há pelo menos três anos pela Toyota dos Estados Unidos, mas ainda não recebeu aprovação da matriz japonesa para seguir adiante.
Internamente, há forte desejo pela chegada da picape ao mercado e existe até mesmo pressão por parte de alguns executivos para que a marca libere os trabalhos para produção em série. De acordo com a agência, o aval ainda não foi dado por questões de custo, já que para ser aprovada a EPU Concept precisará custar menos que a Tacoma e, ao mesmo tempo, garantir índices satisfatórios de lucratividade.
“Estamos lutando por isso”, disse um executivo, que não quis se identificar, para a Automotive News. "Eles sabem o quanto queremos isso. Só temos que fazer funcionar", completou.
Na apresentação em Tóquio, a Toyota descreveu a EPU como ideal para clientes que procuram a utilidade de uma picape, mas sem a capacidade off-road hardcore de modelos maiores. Para tanto, o protótipo conta com construção do tipo monobloco (mais confortável e típica de automóveis de passeio) e não sobre chassi, como as primas Hilux e Tacoma.
Modelo | Comprimento | Entre-eixos | Largura | Altura |
Toyota EPU Concept | 5,07 metros | 3,35 metros | 1,91 m | 1,71 m |
Ford Maverick | 5,11 metros | 3,07 metros | 1,84 m | 1,73 m |
Ram Rampage | 5,02 metros | 2,99 metros | 1,88 m | 1,78 m |
Se realmente chegar ao mercado, a EPU será rival direta de modelos como Ford Maverick, Ram Rampage, Hyundai Santa Cruz e Fiat Toro. Seria, na prática, a concretização de rumores que circulam há anos sobre a entrada da Toyota no frutífero segmento de caminhonetes monobloco. Nesta categoria, os modelos têm se destaca pelo estilo lifestyle e pegada voltada ao lazer.
A Toyota conta com boa reputação no segmento de utilitários esportivos no mundo todo e certamente não teria dificuldades em emplacar comercialmente uma nova picape, especialmente em um segmento crescente e com preço abaixo das caminhonetes médias e grandes.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida