Max Verstappen ficou com a vitória do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 em uma corrida definida pela estratégia de pneus devido a alta degradação dos compostos em COTA. Lewis Hamilton e Lando Norris completaram o pódio.
A largada em Austin foi intensa, com Lando Norris conseguindo dar um bote certeiro em Charles Leclerc assumindo a ponta antes mesmo da metade da primeira volta ser completada. Piastri, pouco atrás, subiu quatro posições e teve um dos melhores inícios.
Na terceira volta, Ocon informou pelo rádio que tinha um dano no sidepod, em toque com Piastri - muito provável adquirido em uma disputa com Russell, que ultrapassou o francês logo em seguida. Pérez, no embalo, aproveitou a disputa entre os dois e também deu o bote no piloto da Alpine.
A briga por um lugar no pódio, Hamilton conseguiu ultrapassar Sainz com um 'mergulho' conseguindo assumir o terceiro lugar. Se recuperando por ter largado em sexto, Verstappen também 'vitimou' o espanhol da Ferrari e se tornou o P4.
Antes mesmo da décima volta, o heptacampeão começou a caça ao líder Norris. Com apenas sete voltas completadas, Ocon precisou abandonar. Zhou foi o primeiro a parar, na volta de número 10. Pouco depois, o carro de Piastri apresentou problema e ficou bem lento na pista.
Pensando que o problema do australiano iria promover uma bandeira amarela, muitos pilotos foram ao box, mas o representante da McLaren conseguiu levar o carro para o pit e abandonou. Enquanto isso, na pista, Leclerc e Verstappen começaram um 'arranca rabo' com o monegasco indo para fora da pista na tentativa de defesa.
E na volta 17, Verstappen foi aos boxes - sendo um dos primeiros da turma da frente a fazer a troca. O holandês colocou pneus médios. Logo na sequência, Norris, Sainz e Pérez também seguiram o movimento do tricampeão.
A vigésima volta também marcou uma nova leva de paradas. Com pneus novos, Norris ultrapassou Russell sem dificuldade, uma vez que o britânico da Mercedes estava com pneus muito desgastados.
A briga de estratégias começou a ficar mais evidente na volta 24, com McLaren, Ferrari, Mercedes e Red Bull tentando entender qual a melhor hora de parar e qual o melhor pneu usar para superar o adversário.
Levou 28 voltas para que Verstappen assumir a liderança. Com uma bela manobra, o tricampeão mergulhou no momento exato, onde o britânico não conseguiu nem se movimentar para se proteger do ataque. A volta 35 marcou a segunda ida de Norris aos boxes, a Red Bull, em resposta, chamou Verstappen para o pit, com Sainz seguindo o 'trenzinho'.
Hamilton parou na volta 39, acabando com o 'sonho' de uma única parada. Lá na frente, Norris conseguiu superar Leclerc - com pneus muito mais gastos. Hamilton, que parou por último entre os primeiros colocados, conseguiu dar o bote em Leclerc sem dificuldades.
No finalzinho, Hamilton e Norris ficaram lado a lado na briga pelo segundo lugar. O piloto da McLaren fez um movimento muito arriscado na hora de 'trancar' pela posição e quase acertou a Mercedes 44, mas no fim, o heptacampeão conseguiu dar o 'X' e assumir o segundo lugar.
Problemas no assoalho fizeram com que Alonso precisasse abandonar há menos de 5 voltas para o fim. E com muita facilidade, Pérez superou Leclerc pelo quinto lugar.
1 | M. VERSTAPPENRed Bull Racing | 1 | 56 |
1:35'21.362 |
194.054 | 2 | 25 | ||
DSQ | L. HAMILTONMercedes | 44 | 56 |
+2.225 1:35'23.587 |
2.225 | 193.979 | 2 | 18 | |
2 | L. NORRISMcLaren | 4 | 56 |
+10.730 1:35'32.092 |
8.505 | 193.691 | 2 | 15 | |
3 | C. SAINZ JR.Ferrari | 55 | 56 |
+15.134 1:35'36.496 |
4.404 | 193.542 | 2 | 12 | |
4 | S. PEREZRed Bull Racing | 11 | 56 |
+18.460 1:35'39.822 |
3.326 | 193.430 | 2 | 10 | |
DSQ | C. LECLERCFerrari | 16 | 56 |
+24.662 1:35'46.024 |
6.202 | 193.221 | 1 | 8 | |
5 | G. RUSSELLMercedes | 63 | 56 |
+24.999 1:35'46.361 |
0.337 | 193.210 | 2 | 6 | |
6 | P. GASLYAlpine | 10 | 56 |
+47.996 1:36'09.358 |
22.997 | 192.440 | 2 | 4 | |
7 | L. STROLLAston Martin Racing | 18 | 56 |
+48.696 1:36'10.058 |
0.700 | 192.417 | 2 | 2 | |
8 | Y. TSUNODAAlphaTauri | 22 | 56 |
+1'14.385 1:36'35.747 |
25.689 | 191.564 | 3 | 2 | |
9 | A. ALBONWilliams | 23 | 56 |
+1'26.714 1:36'48.076 |
12.329 | 191.157 | 2 | ||
10 | L. SARGEANTWilliams | 2 | 56 |
+1'27.998 1:36'49.360 |
1.284 | 191.115 | 2 | ||
11 | N. HULKENBERGHaas F1 Team | 27 | 56 |
+1'29.904 1:36'51.266 |
1.906 | 191.052 | 2 | ||
12 | V. BOTTASAlfa Romeo | 77 | 56 |
+1'38.601 1:36'59.963 |
8.697 | 190.767 | 2 | ||
13 | G. ZHOUAlfa Romeo | 24 | 55 |
+1 Lap 1:35'24.938 |
1 Lap | 190.466 | 2 | ||
14 | K. MAGNUSSENHaas F1 Team | 20 | 55 |
+1 Lap 1:35'29.434 |
4.496 | 190.317 | 2 | ||
15 | D. RICCIARDOAlphaTauri | 3 | 55 |
+1 Lap 1:35'30.214 |
0.780 | 190.291 | 2 | ||
dnf | F. ALONSOAston Martin Racing | 14 | 49 |
+7 Laps 1:24'38.227 |
6 Laps | 191.273 | 3 | ||
dnf | O. PIASTRIMcLaren | 81 | 10 |
+46 Laps 17'39.564 |
39 Laps | 186.213 | 1 | ||
dnf | E. OCONAlpine | 31 |
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