Rival da Hilux, Fiat Titano atrasa e pode chegar ao Brasil só em 2024
Picape média inédita segue passando por ajustes antes de chegar ao Brasil
O ano está quase no fim e a Fiat Titano, a inédia picape média da marca italiana, segue sem uma data definida para o lançamento. Antes prometida para o 2º semestre de 2023, a caminhonete agora mira para um lançamento em dezembro, com grandes chances de que faça sua estreia somente no início de 2024.
De acordo com fontes ligadas à marca, a empresa agora trabalha com a meta de lançar a Fiat Titano em dezembro, embora ela diga que não seja um bom mês para isso. O mais provável é que fique para janeiro de 2024, começando o ano da marca. Enquanto uma fonte prefere não falar sobre o motivo para o atraso, outra afirma que a causa está no desenvolvimento, com a Fiat trabalhando para adaptá-la melhor para o mercado brasileiro.
Esta situação é semelhante à do Citroën C3, que foi adiado algumas vezes após a fusão da Fiat-Chrysler com o Grupo PSA, com a fabricante italiana entrando em um projeto já em andamento para adaptá-lo. No caso, a Peugeot Landtrek já estava pronta e era vendida em alguns mercados, inspirada na chinesa Kaicheng F70. A Fiat decidiu lançá-la com o seu nome no Brasil e tem trabalhado para fazer as adaptações necessárias que para seja mais competitiva contra a Toyota Hilux, líder do segmento no país.
Também não ajuda o fato de que o calendário da Stellantis ainda está bem cheio. A empresa fará o lançamento do Fiat Fastback Abarth no dia 26 de outubro e, em novembro, será a vez de iniciar as vendas do Citroën C3 Aircross. Ainda tem o fato de que a Ram Rampage finalmente começou a ser entregue para os clientes, então a fabricante deve dar uma folga para não criar uma disputa entre as duas neste momento, mesmo que tenham público-alvos diferentes.
Há ainda o problema de ter unidades o suficiente para abastecer toda a rede de concessionárias. A picape será montada em Uruguai, no complexo Nordex. Porém, será montada no formato CKD, como todos os modelos que vêm do local. A fábrica tem uma capacidade anual de 25 mil unidades e já monta mais veículos como a Peugeot Landtrek, Ford Transit, Peugeot Expert, Citroën Boxer e outros.
A Fiat Titano será praticamente igual à versão da Peugeot, mudando alguns detalhes como logos, sistema da central multimídia e painel de instrumentos. Terá um motor 2.2 turbodiesel de 180 cv a 3.750 rpm e 40,8 kgfm a 2.000 rpm, o mesmo da Ducato. Trabalha com um câmbio automático de 6 marchas e com tração 4x4 com reduzida. Os teasers divulgados adiantam detalhes como câmera 360°, central multimídia de 10 polegadas, ar-condicionado digital e outros.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid agora usam motor 1.3 Firefly de 107 cv
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Fim de linha? Fiat Pulse com câmbio manual sai do site
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Fiat Fastback acompanha Jeep e fica mais fraco, Abarth não