Toyota apresenta picape monobloco menor que a Hilux em conceito elétrico
Com porte de Ford Maverick, pode se tornar realidade nos próximos anos
A Toyota apresentará diversas novidades durante o Japan Mobility 2023. Terá diversos conceitos, incluindo uma picape elétrica chamada EPU que não parece muito distante de um carro de produção. A marca japonesa a chama de "conceito de picape de tamanho médio da próxima geração", mas seus números não indicam isso.
Em seu anúncio, a Toyota afirma que a EPU tem pouco mais de 4,88 m de comprimento e uma distância entre eixos de 3.353 mm, o que está mais de acordo com picapes menores como a Ford Maverick. Sua largura de 1,80 m e altura de pouco menos de também 1,80 m a destinam a um segmento menor. Ele usa uma estrutura monobloco, também como a Maverick, e é um pequeno veículo de quatro portas com espaço para cinco pessoas.
É claro que há uma diferença significativa quando se trata do que está sob o capô. Nesse aspecto, a Toyota não tem nenhuma informação até o momento sobre o trem de força da EPU, a não ser dizer que é elétrica. Isso significa que você não encontrará nada sob o capô, mas os pneus off-road sugerem que um trem de força com motor duplo faz parte da equação.
Não há como negar que, no mundo dos conceitos malucos, esse parece mais próximo da produção do que a maioria. Entre outras coisas, a EPU é apresentada com um interior completo com uma única tela digital que incorpora as funções de infotainment do motorista e da central. Ele faz parte de um painel escalonado com uma metade inferior plana e um jugo para o motorista.
Galeria: Toyota EPU Pickup Truck Concept
Parece muito específico para a produção e, voltando nosso olhar para o exterior, vemos uma pequena caçamba na parte traseira com uma porta traseira modular que pode se dividir em duas no plano horizontal, criando um pouco mais de espaço na caçamba para transportar itens mais longos - outro sinal de que a Toyota está pensando na Maverick.
E por que a marca japonesa não estaria pensando na picape menor da Ford? A demanda pela Maverick tem sido grande desde seu lançamento, sendo a Hyundai Santa Cruz sua única concorrente real. E, embora outras marcas estejam trabalhando em picapes elétricas de tamanho normal, a inclusão de uma picape pequena no lançamento da próxima geração poderia pegar os outros desprevenidos.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Quais foram os carros que menos perderam valor no Brasil em 2024?
Toyota RAV4 2026: projeção pós flagra revela visual da nova geração
Honda acompanha Toyota e prepara novos motores 1.5 e 2.0 a gasolina
Toyota Urban Cruiser é revelado na Europa; veja o que ele traz