A Toyota acaba de anunciar no Japão o lançamento do Corolla Cross com importantes novidades. Oferecido no mercado local desde 2021, o modelo estreia nova gama com atualizações tecnológico e de segurança, além de modificações nos conjuntos mecânicos oferecidos. O consumidor japonês já pode adquirir o modelo atualizado pagando até 3.459.000 ienes (cerca R$ 116.681 numa conversão direta).
Nas versões híbridas, o motor 1.8 2ZR-FXE aspirado a gasolina foi mantido com 98 cv e 14,5 kgfm de torque, mas os propulsores elétricos que compõem o conjunto são novos. O principal produz agora 95 cv e 18,8 kgfm (contra 72 cv de até então) e, nas versões com tração integral do E-Four, outro bloco elétrico entrega 41 cv no eixo traseiro. A potência combinada não foi revelada, mas estima-se algo em torno de 140 cv (contra 122 de até então).
Ainda na mecânica, as versões sem eletrificação trocaram o motor 1.8 aspirado tradicional de 140 cv pelo novo 2.0 M20A-FKS de 170 cv e 20,6 kgfm de torque (é o mesmo adotado pelo Corolla Cross em outros países, como Brasil e Estados Unidos). Neste caso, a tração será apenas dianteira. O câmbio continua sendo o conhecido Direct Shift CVT.
No quesito equipamentos, o Corolla Cross do Japão agora tem painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas. Além disso, a tela do sistema multimídia também é nova e conta com 10,5 polegadas (8 polegadas nas versões básicas). Na prática, são as mesmas telas já oferecidas na versão para Europa.
Outra novidade diz respeito à atualização do sistema Toyota Safety Sense, que foi complementado com a função de detecção de veículos e pedestres em tráfego cruzado. Por fim, a paleta de cores da carroceria foi ampliada (o híbrido também pode ser bicolor). No visual como um todo, o Corolla Cross manteve os para-choques e a grade exclusivos que sempre teve.
Por aqui, a Toyota já confirmou que aplicará R$ 61,8 milhões para renovar o Corolla Cross produzido em Sorocaba (SP). O SUV é vendido no mercado nacional desde 2021 e deve acompanhar as novidades do modelo internacional. No Japão, vale pontuar, o Corolla Cross sempre adotou freio de estacionamento eletrônico. Resta saber se por aqui o modelo finalmente abandonará o freio por pedal.
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