A Toyota promete calendário de novidades bastante recheado para o mercado europeu em 2024. De acordo com previsões baseadas nas mais recentes movimentações da marca, lançamentos serão realizados em diversos segmentos e cobrirão diferentes faixas do mercado. Desde o nicho de entrada até o mercado de elétricos... todos serão contemplados.
Logo de cara, a Toyota apostará no facelift de meia-vida do popular Yaris. Exclusivo do mercado europeu (e diferente do Yaris do Brasil), o modelo ganhará importantes novidades de conteúdo em 2024. A lista inclui, entre outros avanços, sistema de chave digital inteligente com acesso via smartphone no aplicativo MyT. Além disso, terá novidades no design e possível versão GR com acerto esportivo.
Ainda no segmento de compactos, destaque para o lançamento do C-HR de nova geração. Totalmente reformulado, o modelo chegará ao mercado europeus com conjuntos híbridos 1.8 e 2.0 mais eficientes e potências variando de 154 a 200 cv. Como novidade absoluta, também será ofertada a primeira configuração híbrida plug-in com 226 cv e alcance elétrico de cerca de 60 km.
Toyota C-HR 2024
No segmento de elétricos, a Toyota apostará no lançamento do sedã bZ3. Até então exclusivo da China, onde já é vendido, o modelo chegará à Europa para posicionar a marca no cada vez mais concorrido mercados de EVs. Ao todo, mede 4,72 metros de comprimento (cerca de 10 cm a mais que o Corolla) e 2,88 metros de distância entre-eixos.
Toyota com "alma" de BYD será vendido na Europa
O bZ3 é o segundo modelo da chamada linha bZ (Beyond Zero) de carros totalmente EVs da Toyota. É construído sobre a conhecida plataforma modular e-TNGA, a mesmo usada pelo SUV elétrico bZ4x, mas com bateria, motor e sistema de controle elétrico LFP de íons de lítio produzidos pela BYD. Dados de fábrica indicam autonomia de 600 km no ciclo chinês CLTC.
Novo Toyota Land Cruiser
Outra novidade que chegará ao catálogo europeu da Toyota em 2024 será o Land Cruiser de nova geração. Também chamado de Prado, o modelo foi inteiramente reprojetado na nova linhagem e mede agora 4,92 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 1,87 metros de altura e 2,85 metros de entre-eixos. Para o mercado europeu, terá o mesmo motor 2.8 turbodiesel usado pela picape Hilux, porém adotando sistema híbrido-leve.
Por aqui, o principal lançamento da Toyota em 2024 será o aguardado Yaris Cross. O modelo representará a marca no super concorrido segmento de SUVs compactos e disputará mercado com Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia. No portfólio nacional da marca, ficará posicionado acima do Yaris e abaixo do Corolla Cross.
Será equipado com motor 1.5 aspirado flex na versões de acesso e terá conjunto híbrido-flex (motor 1.5 tradicional combinado com propulsor elétrico) nos acabamentos mais caros. A eletrificação será o principal diferencial do modelo no segmento. A produção será concentrada em Sorocaba (SP).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida