BMW inicia produção de scooter elétrica mais barata em parceria com indiana
A CE 02 é fruto de acordo entre a alemã e a TVS e será feita na Índia
A BMW e a indiana TVS Motor Company têm uma longa história com raízes na linha G 310 de entrada da alemã. Hoje, a família mais básica da BMW, composta pela G 310 R, G 310 GS e, mais recentemente, pela G 310 RR, é considerada uma opção premium na Ásia e também por aqui no Brasil. Dito isso, a BMW e a TVS estão dando continuidade à sua parceria no mundo das motocicletas elétricas.
Trata-se da BMW CE 02, uma scooter elétrica compacta e de baixa potência projetada principalmente para a mobilidade urbana. A novidade, desenvolvida em conjunto com a TVS Motor Company, entrou oficialmente em produção na Índia, sendo montada na fábrica da TVS em Hosur, perto de Chennai.
Embora a motocicleta ainda não tenha sido disponibilizada no mercado indiano, ela será exportada primeiro para outros mercados onde o modelo foi anunciado. Por exemplo, nos EUA, está previsto que os preços da CE 02 partam de US$ 7.599, ou cerca de R$ 38,3 mil na conversão direta da moeda pela taxa de câmbio atual.
Tecnologicamente falando, a BMW CE 02 é movida por um motor elétrico com uma potência máxima de 11 kW, ou cerca de 15 cv. O torque é bastante respeitável, chegando a 5,5 kgfm, embora seja provável que pareça muito mais potente do que isso, pois é da natureza de um propulsor elétrico entregar performance em qualquer faixa de rotação. A BMW equipou o modelo elétrico com uma bateria de 2 kWh, o que lhe confere capacidade rodar até 90 km com uma carga.
Em termos de recursos, a CE 02 apresenta modos de condução, luzes LED e uma prática porta de carregamento USB para dispositivos eletrônicos. Além disso, a motocicleta tem chave presencial, tela TFT colorida de 3,5" para o painel de instrumentos, ABS e marcha ré para facilitar as manobras. a CE 02 usa rodas de 14" calçadas com pneus 120/80 e 150/70 na dianteira e na traseira, respectivamente. Enquanto isso, a suspensão consiste em garfos invertidos na frente e um monoamortecedor ajustável conectado a um braço oscilante de um lado na traseira.
Uma vez lançada, espera-se que a CE 02 tenha uma seleção de acessórios opcionais, como um assento mais confortável, conjuntos de bagagem e um para-brisa. Especificamente para o mercado indiano, o preço e a disponibilidade ainda não foram confirmados, embora se espere que ela seja feita em quantidades limitadas até 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança