A indústria de motocicletas no Brasil registrou a produção de 140.251 unidades em setembro, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Esse resultado, que foi o melhor para o mês desde 2013, indica uma estabilidade em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram produzidas 139.622 motocicletas.
Em comparação com agosto de 2023, que registrou a produção de 164.008 motocicletas, o desempenho de setembro representou uma redução de 14,5%. “A produção de motocicletas vem seguindo o planejado pela indústria e mostra um crescimento contínuo e consolidado para atender a demanda do mercado, que segue positiva. O momento é bom e o segmento possui potencial para aumento em seus volumes de produção”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
De janeiro a setembro deste ano, foram produzidas 1.191.673 motocicletas, representando um aumento significativo de 12,3% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram produzidas 1.061.543 unidades. Este é o melhor resultado para os primeiros nove meses do ano desde 2013, quando 1.263.203 motocicletas foram fabricadas. A projeção da Abraciclo é encerrar o ano de 2023 com um total de 1.560.000 motocicletas produzidas, um aumento de 10,4% em comparação com 2022, quando foram produzidas 1.413.222 unidades.
No que diz respeito às vendas no varejo, setembro também mostrou números mistos. Foram licenciadas 135.056 motocicletas, um aumento de 9,2% em relação ao mesmo mês do ano passado (123.641 unidades). Embora tenha havido uma queda de 5,4% em comparação com agosto (142.770 motocicletas), este foi o melhor desempenho para o mês desde 2011, quando as vendas no varejo totalizaram 174.487 unidades.
A média diária de vendas em setembro, que teve 20 dias úteis, foi de 6.753 unidades/dia. No acumulado do ano, as vendas no varejo alcançaram a marca de 1.180.981 motocicletas, um aumento de 19,7% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram vendidas 986.250 unidades.
CATEGORIA | SETEMBRO 2022 | AGOSTO 2023 | SETEMBRO 2023 | SET. 2023 x SET. 2024 | SETEMBRO X AGOSTO |
---|---|---|---|---|---|
STREET | 61.674 | 72.743 | 68.823 | 11,6% | -5,4% |
TRAIL | 24.421 | 26.245 | 23.472 | -3,9% | -10,6% |
MOTONETA | 19.299 | 20.235 | 21.381 | 10,8% | 5,7% |
SCOOTER | 9.943 | 13.059 | 11.989 | 20,6% | -8,2% |
NAKED | 2.399 | 3.376 | 3.116 | 29,9% | -7,7% |
BIG TRAIL | 2.245 | 2.565 | 2.316 | 3,2% | -9,7% |
CICLOMOTOR | 2.114 | 2.761 | 2.376 | 12,4% | -13,9% |
CUSTOM | 837 | 1.022 | 929 | 11,0% | -9,1% |
SPORT | 490 | 506 | 467 | -4,7% | -7,7% |
TRICICLO | 132 | 168 | 138 | 4,5% | -17,9% |
TOURING | 87 | 90 | 49 | -43,7% | -45,6% |
QUADRICICLO | 0 | 0 | 0 | 0,0% | 0,0% |
TOTAL | 123.641 | 142.770 | 135.056 | 9,2% | -5,4% |
Em relação às exportações, a indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) exportou 1.258 unidades em setembro. Esse número representa uma queda significativa de 78,3% em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram exportadas 5.786 motocicletas, e uma redução de 63,5% em relação a agosto, que registrou 3.443 unidades exportadas. No acumulado do ano, as exportações das associadas da Abraciclo totalizaram 28.410 motocicletas, o que representa uma retração de 34,9% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram exportadas 43.670 unidades.
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