Honda Africa Twin muda para a linha 2024 na Europa
Aventureira ganhou mais torque e novo visual para os mercados europeus
A Honda Motors Europe apresentou oficialmente a CRF1100L Africa Twin e a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports atualizadas para a linha 2024 nos mercados europeu e britânico. Os rumores sobre atualizações importantes vinham circulando há algum tempo e, de fato, há mudanças importantes para ambos os modelos. Algumas atualizações são as mesmas para toda a família CRF1100L Africa Twin, enquanto outras são específicas para cada modelo.
O motor
Para aqueles que adoram o motor bicilíndrico de 1.084 cm3 da CRF1100L Africa Twin, não se preocupe: ele continua na moto. Em vez disso, a Honda o ajustou para o ano modelo 2024 para fornecer 11,2 kgfm de torque e ele aparece mais cedo na faixa de rotação do que a versão anterior. Na linha 2024, esse torque chega a partir de 5.500 rpm em vez de ter que esperar até atingir 6.250 rpm, como era o caso da versão anterior.
A Honda também alterou a taxa de compressão de 10,1:1 para 10,5:1, ajustou o tempo de abertura e fechamento das válvulas, retrabalhou o coletor de admissão e, é claro, mexeu nas configurações da unidade de controle do motor (ECU) para melhorar o desempenho geral. Portanto, é o mesmo motor, mas com alguns ajustes importantes. Essas alterações no motor estão presentes em toda a linha 2024 CRF1100L Africa Twin.
A Honda CRF1100L Africa Twin 2024
No passado, a Honda oferecia a suspensão semi-ativa Showa Electronically Equipped Ride Adjustment (EERA) apenas na CRF1100L Africa Twin Adventure Sports. Para 2024, ela agora também está disponível na Africa Twin europeia. A Africa Twin 2024 também recebe pneus Metzeler Karoo Street sem câmara, bem como um novo para-brisa maior e ajustável em cinco posições e uma carenagem dianteira redesenhada.
A Honda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024
Para 2024, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports recebe mais atualizações do que a Africa Twin padrão. Ela recebe uma nova roda dianteira de 19 polegadas, um pneu dianteiro mais largo e um curso de suspensão que foi reduzido em 20 mm. A suspensão semi-ativa Showa EERA é equipamento de série na Adventure Sports.
Além disso, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024 recebe o mesmo para-brisa novo, maior e ajustável que agora é encontrado na CRF1100L Africa Twin. Trabalhando em conjunto com esse para-brisa, há uma carenagem dianteira redesenhada. Para longas horas de viagem, a Honda também adicionou um novo assento que usa espuma de uretano 15 mm mais espessa do que a versão anterior para maior conforto e redução da fadiga.
Juntamente com a mudança para uma roda dianteira de 19 polegadas, a Honda CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024 também diminui a altura do assento, aumentando assim a acessibilidade para uma gama maior de condutores.
Galeria: Honda CRF1100L Africa Twin 2024 e CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024
Na Adventure Sports 2023, a altura do assento com a suspensão Showa EERA variava de 850 a 870 mm. A 2024 Adventure Sports agora tem uma altura de assento de 835 mm a 855 mm. Ele pode ser ainda mais rebaixado para 795 mm se você adquirir o acessório opcional de assento baixo. Vale destacar que a altura do assento da Honda CRF1100L Africa Twin 2024 padrão permanece a mesma. Apenas a Adventure Sports muda em 2024.
Preços da Africa Twin 2024
A Honda CRF1100L Africa Twin 2024 terá um preço sugerido de 13.199 libras esterlinas no Reino Unido. Isso dá cerca de R$ 83,3 mil na conversão direta. Já a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports 2024 começa com preço sugerido de 17.599 libras esterlinas (R$ 111 mil). Como a Honda Africa Twin também é montada no Brasil, ainda não há data para a chegada das alterações também para o nosso mercado
Fonte: Honda Motorcycles UK
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que comprar? Honda CRF 1000L Africa Twin é big trail raiz e fácil de domar
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Avaliação Honda CRF1000L Africa Twin - Camelo de aço
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Nova Titan 2025: como anda a Honda CG mais cara da história?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda