Ainda em 2022, a Kawasaki apresentou as Ninja e-1 e Z e-1 no EICMA, salão de motos de Milão (ITA), ainda como conceitos. Movidas por baterias, a motos agora estão começando ser comercializadas no mercado estadunidense. Com preços e detalhes anunciados, finalmente podemos ter uma noção do que elas são capazes.
A Kawasaki adotou uma estratégia de reutilizar os nomes de suas conhecidas motos esportivas também para os modelos elétricos. A Ninja corresponde à família de esportivas da montadora, enquanto a família Z é uma versão equivalente da Ninja, mas sem as carenagens. No entanto, o desempenho de suas respectivas configurações elétricas está mais uma moto de 125 cilindradas, apesar do porte.
Em termos de estilo, como você pode ver nas fotos, a Ninja e-1 e a Z e-1 seguem de perto a linguagem de design de suas respectivas famílias. Sob o exterior, as duas motos são movidas por um motor elétrico síncrono de ímã permanente interno de 5 kW (cerca de 6,8 cv) de potência nominal, mas o pico de potência pode chegar a 9kW (. Ele é capaz de produzir uma potência de pico de 9 kW (12,2 cv). A Ninja e-1 e a Z e-1 também oferecem oferecem freios com regeneração de energia para as baterias. Ambas as motos, como a maioria das elétricas, não têm embreagem nem uma embreagem propriamente dita.
As Kawasaki Ninja e-1 e Z e-1 de 2024 são alimentadas por um par de baterias removíveis de 30 Ah. Elas podem ser carregadas de 2 maneiras diferentes para manter a praticidade: A primeira é remover cada uma delas, conectando-as diretamente a uma tomada doméstica padrão utilizando um carregador comum. A segunda é similar, mas mantendo as baterias na moto e usando o corredor diretamente ligado ao veículo e à tomada comum.
Uma carga completa de cada bateria leva aproximadamente 3,7 horas por meio do carregador que vem de série, de acordo com a Kawasaki. A iluminação e o painel de instrumentos são alimentados por uma bateria separada de 12V, assim como as motos a combustão.
A Kawasaki declara um alcance estimado de 66 km com uma única carga, alertando que chegou a essa estimativa no modo padrão Road e sem usar o e-Boost, função que aumenta momentaneamente a potência. Como em qualquer veículo elétrico, vários fatores, incluindo o peso do condutor, ventos frontais ou traseiros, subidas ou descidas e pilotagem, entre tantos outros, podem afetar a autonomia real. Os números oficiais ainda não foram divulgados.
Ambas as motos usam um design familiar de quadro de treliça de aço, independentemente de ter carenagens (Ninja) ou não (Z). A suspensão conta com um garfo dianteiro telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro. Seu curso é de oferece 119 mm. Na traseira, há um amortecedor único com pré-carga ajustável com 132 mm de curso. Os freios consistem em uma única pinça de dois pistões na dianteira e na traseira, sendo que o diâmetro do disco é de 290 mm na dianteira e de 220 mm na traseira. As rodas são de liga leve de 17 polegadas. O ABS é de série tanto na Ninja e-1 quanto na Z e-1.
A distância entre eixos das duas motocicletas é de 1.369 mm e o comprimento é de 1.981 mm. O vão livre em relação ao solo é de 170 mm e altura do assento de 785 mm tanto para a Ninja e-1 quanto para a Z e-1. As diferenças entre as duas motocicletas estão na largura, na altura e no peso. A Ninja e-1 tem 686 mm de largura, contra 729 mm da Z e-1. Em termos de altura, a Ninja e-1 tem 1.105 mm, enquanto a Z e-1 mede 1.034 mm. Como era de se esperar, a Ninja e-1 é a mais pesada das duas motos em ordem de marcha, pesando 140 kg. Enquanto isso, a Z e-1 pesa apenas 135 kg.
A Kawasaki Ninja e-1 e a Z e-1 2024 vêm com dois modos de potência e uma função e-Boost. Escolha o modo Eco para aumentar a autonomia da motocicleta por meio de uma resposta de potência mais suave e uma velocidade máxima controlada eletronicamente a 58 km/h. Escolha o modo Road para a maioria das situações cotidianas e a velocidade máxima vai a 82 km/h.
A função e-Boost "permite que os condutores aproveitem brevemente a potência extra para uma aceleração mais forte e uma velocidade máxima mais alta", diz a Kawasaki. Essa função está disponível nos modos Eco e Road e aumentará a velocidade máxima para aproximadamente 95 km/h no modo Road e 70 km/h no modo Eco. Lembre-se de que a função e-Boost só dura 15 segundos. Segundo a Kawasaki, a limitação tem o objetivo de evitar o superaquecimento do conjunto elétrico.
Para ajudar a estacionar sua Ninja e-1 ou Z e-1, a Kawasaki incluiu um modo de caminhada em ambas as motos como recurso de série. Enquanto estiver no modo de caminhada, o visor fica vermelho para que você saiba que está nele. Para operar a motocicleta no modo de caminhada, abra o acelerador para avançar a uma velocidade máxima de cerca de 5 km/h. Para dar ré na bicicleta, basta voltar o acelerador, o que fará com que a moto ande de ré a aproximadamente 3 km/h.
Tanto a Kawasaki Ninja e-1 quanto a Z e-1 2024 recebem uma tela colorida TFT de 4,3 polegadas que pode ser alternada entre os modos claro e escuro pelo usuário ou configurada para alternar automaticamente se a luz ambiente diminuir. A conectividade Bluetooth com seu smartphone por meio do aplicativo Rideology the App da Kawasaki também está disponível nas duas motocicletas como item de fábrica.
A Ninja e-1 e a Z e-1 têm um pequeno porta-malas dianteiro de cinco litros, onde o tanque de combustível ficaria em uma motocicleta a combustão. Há também uma pequena área de armazenamento adicional embaixo do assento que, segundo a Kawasaki, "é grande o suficiente para uma trava grande". É também onde se encontra o adaptador, caso você opte por conectar o carregador de parede diretamente na motocicleta e deixar as baterias no compartimento para carregar.
A Kawasaki oferecerá a Ninja e-1 e a Z e-1 2024 em vários mercados, portanto, o preço e a disponibilidade podem variar. Nos EUA, a Ninja e-1 2024 tem um preço sugerido de US$ 7.599 (R$ 38,9 mil), enquanto a Z e-1 2024 parte US$ 7.299 (R$ 37,4 mil). Comparativamente, elas são ligeiramente mais caras que a Kawasaki Ninja 400 tradicional, comercializada no Brasil por a partir de R$ 34.490
Quanto à disponibilidade, a Kawasaki Motors USA está aceitando pedidos até 30 de novembro de 2023, ou até que a produção dessa motocicleta esteja esgotada. Se tudo correr de acordo com o cronograma, a Kawasaki espera começar a entregar as Ninja e-1 e Z e-1 aos clientes entre dezembro de 2023 a junho de 2024.
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