A nova geração do Jeep Grand Cherokee deve chegar em breve para o mercado brasileiro. Enquanto isso não acontece, o SUV teve a comercialização iniciada na Argentina. Porém, no país vizinho, o carro chegou com preço elevado em uma configuração bem diferente da que está prometida para o Brasil.
Na Argentina, o novo Jeep Grand Cherokee 2024 está desembarcando em versão única, a Limited. Por lá, a marca está cobrando US$ 155 mil (cerca de R$ 795,3 mil) na configuração que está entre as mais de entrada no mercado estadunidense. Isso ocorre porque o Grand Cherokee na Argentina está equipado com um motor veterano.
Trata-se do velho conhecido Pentastar, que chegou a equipar modelos da Jeep como Wrangler e Gladiator, além da finada Dodge Journey, no Brasil. Na especificação para o mercado argentino, o 3.6 V6 aspirado rodando apenas com gasolina está entregando 293 cv de potência e 36 kgfm de torque.
O novo Grand Cherokee argentino será oferecido apenas na configuração padrão, com cinco lugares. O Grand Cherokee L, com sete assentos em três fileiras, foi deixado de lado. Entre os principais equipamentos de série presentes no lançamento do SUV da Jeep por lá, nossos colegas do Motor1.com Argentina destacaram a presença do pacote de assistências à condução (ADAS), incluindo controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção de faixa de rolagem.
Para o mercado brasileiro, a Jeep tem outros planos para o novo Grand Cherokee. Para cá, a empresa já confirmou que trará a configuração 4xe, híbrida plugin, na opção padrão com 5 lugares. O sistema de eletrificação é similar ao encontrado no Jeep Compass 4xe, mas com componentes diferentes.
O Grand Cherokee 4xe combina um motor 2.0 turbo a gasolina e um motor elétrico no eixo traseiro. Juntos, entregam uma potência de 380 cv e um torque de 64,9 kgfm. Como o motor elétrico é instalado no eixo traseiro, a tração é considerada integral.
Em relação à autonomia elétrica, o Grand Cherokee 4xe conta com uma bateria de 17 kWh, o que lhe garante condução por 40 km no modo totalmente elétrico (EV). Em relação ao consumo, nos Estados Unidos, registra uma média de 23,8 km/l, graças ao sistema híbrido que permite alternar entre o motor a gasolina e o modo elétrico.
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