Se você estava ansioso pelo lançamento da BMW R 1300 GS 2024, temos boas notícias para você, porque ela finalmente chegou. O motor não é a única novidade desta moto, pois a BMW Motorrad redesenhou basicamente todo o conceito de sua principal moto aventureira do zero. A moto resultante pesa 11,8 kg a menos do que a R 1250 GS 2023, de acordo com a BMW.
Até o momento, a divisão de motocicletas da marca bávara divulgou somente um valor inicial para o mercado estadunidense. Para o Brasil, ainda não há previsão de chegada, nem de quais versões serão disponibilizadas. Vale lembrar que a atual R 1250 GS é montada na linha de produção da BMW em Manaus (AM) e continuará a venda normalmente.
A BMW R 1300 GS 2024 é alimentada por um motor boxer de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. Ela utiliza a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam, com válvulas de admissão com diâmetro de 44 mm e válvulas de escape com diâmetro de 35,6 mm. De acordo com a marca, é o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW.
A BMW também se concentrou em aumentar o torque em toda a faixa de rotação, concentrando-se especificamente na faixa entre 3.600 e 7.800 rpm. Lá, a BMW afirma que mais de 13,3 kgfm de torque estão disponíveis de forma constante, resultando em uma forte aceleração que deve responder bem na maioria das situações de pilotagem. A velocidade máxima é declarada como 200 km/h, e o tempo de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.
Com o novo motor, vem uma caixa de câmbio de seis marchas que agora está localizada sob o motor, em vez de atrás do motor. Essa mudança no posicionamento permitiu à BMW criar uma unidade mais compacta, além de focar na redução do centro de gravidade e na centralização adicional da massa. No total, a BMW afirma ter reduzido o peso do motor em 3,9 kg e o peso do conjunto motriz em geral em 6,5 kg em comparação com o modelo anterior.
A BMW também redesenhou completamente o quadro ao projetar a R 1300 GS, optando pelo que chama de design de "chassi principal de chapa de metal e seção traseira de alumínio fundido". A seção traseira do quadro era anteriormente feita de aço tubular, mas o quadro redesenhado em sua totalidade é significativamente mais rígido e oferece características de manuseio mais precisas de acordo com a fabricante.
A suspensão é composta por um novo design Evo Telelever na frente, juntamente com um design Evo Paralever revisado na traseira. Essas alterações resultam em uma direção mais precisa na frente, juntamente com uma tração aprimorada na traseira.
Os freios consistem em um par de pinças radiais de quatro pistões e discos de freio de 310 mm na frente, juntamente com uma única pinça flutuante de dois pistões e um disco de 285 mm na traseira. O Integral ABS Pro e o Dynamic Brake Control vêm de série na R 1300 GS 2024, e o Integral ABS Pro opera tanto o freio dianteiro quanto o traseiro ao mesmo tempo, tanto ao usar a alavanca do freio dianteiro quanto o pedal do freio traseiro. O grau de acionamento de cada freio depende do modo de condução. O Dynamic Brake Control impede que o piloto abra o acelerador acidentalmente ao frear.
A BMW R 1300 GS 2024 virá com três opções diferentes de rodas, todas disponíveis com 19" na dianteira e 17"na traseira. As variantes básica e Triple Black recebem rodas de alumínio fundido. Enquanto isso, a Trophy e a Option 719 Tramuntana recebem rodas raiadas com aros de alumínio destinadas ao uso off-road.
Como opcionais, os compradores também podem escolher novas rodas forjadas chamadas Enduro que também são destinadas ao uso off-road, mas pesam 1,8 kg a menos do que as versões raiadas. No entanto, a própria BMW admite que as rodas raiadas mais pesadas são "a opção mais robusta".
A BMW R 1300 GS 2024 mede 2,21 metros de comprimento e 1 metro de largura, incluindo os protetores de mão. A altura do assento padrão é de 850 mm, mas, opcionalmente, a moto pode ter uma suspensão adaptativa com altura variável e modo esportivo. Assim, a altura do assento pode chegar a 820 mm em baixas velocidades e quando parado. O peso a seco é declarado como 237 kg, mas a BMW não declarou o peso em ordem de marcha. A capacidade do tanque de combustível é de 19 litros, e o peso bruto total permitido na R 1300 GS é de 465 kg.
Até agora, você certamente notou o novo farol de LED em forma de "X" compacto. Outros recursos padrão incluem quatro modos de pilotagem (Chuva, Estrada, Eco e Enduro), controle de tração dinâmico, controle de freio motor, assistência de freio dinâmico, controle de partida em aclive, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento da pressão dos pneus.
Protetores de mão com piscas integrados também vêm de série. A BMW R 1300 GS 2024 vem equipada ainda com uma bateria de íon de lítio de fábrica, bem como funcionalidade de proteção de bateria via aplicativo para smartphone BMW Motorrad Connected.
O painel de instrumentos multifuncional padrão da BMW, já conhecido em outras motos da marca, continua na R 1300 GS, e os condutores ainda podem fazer uso de um painel TFT colorido de 6,5". Além disso, um compartimento de carregamento de smartphone com uma tomada USB, uma tomada 12V, chave presencial e manoplas aquecidas completam a lista de itens de série.
A BMW Motorrad oferece uma ampla gama de recursos opcionais para a BMW R 1300 GS 2024. A moto pode receber ajuste eletrônico dinâmico de suspensão (DSA), controle adaptativo de altura, modos de pilotagem Pro opcionais para modos de pilotagem adicionais (incluindo opções definidas pelo usuário), suspensão esportiva, assistentes de condução (controle de cruzeiro adaptativo, aviso de colisão frontal e aviso de mudança de faixa), bancos aquecidos para o piloto e passageiro, elevador do guidão e, é claro, bancos de conforto opcionais com alturas mais baixas e altas.
Nos EUA, a BMW R 1300 GS 2024 estará disponível em três variantes, cada uma com cores diferentes: Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana. Triple Black é pitada em tons de preto, enquanto o GS Trophy integra tons de Racing Blue Metallic, White Metallic Matte e detalhes em vermelho. A Option 719 Tramuntana possui um esquema de cores bicolor com tons de Aurelius Green Metallic, Avus Black Metallic Matte e detalhes em preto/cinza com acabamento em dourado. O preço sugerido para o modelo básico por lá começa em US$ 18.895 (R$ 95,4 mil), sem frete. A moto começará a chegar de fato ao mercado estadunidense no início de 2024.
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