Previsto para ser lançado em outubro, o Renault Kardian será o novo SUV de entrada da marca em uma categoria que hoje é dominada pelo Fiat Pulse. Por muito tempo, ele foi flagrado em mulas como Dacia Sandero Stepway, mas já faz um tempo que ele roda com sua carroceria final. Já em fase final de testes, será lançado em outubro.
As fotos foram enviadas pelo leitor Thiago Degelo Vinha, que diz ter flagrado o novo Renault Kardian circulando em testes na Rodovia Castelo Branco, na região próxima à cidade de Sorocaba (SP). Apesar de alguns disfarces mais elaborados, adicionando volumes artificiais para esconder algumas das linhas definitivas do SUV, já fica claro que este é o carro que chegará às lojas em breve.
Começando pela dianteira, ficou confirmado que o novo SUV terá de fato os faróis divididos. Pela disposição dos elementos dos blocos óticos, divididos em 3 partes, o primeiro ficará para as luzes diurnas, enquanto o segundo fará a função dos faróis principais e o terceiro se encarregará dos faróis de neblina. Iluminação em LEDs é presente em todas as partes.
O grande bico na grande dianteira e o capô elevado denunciam ser um Renault de fato, apesar de alguns volumes disfarçarem o emblema. A grade em si aparenta ter um elemento em X separando a parte superior da inferior. No entanto, o mais interessante é a pequena placa quadrada na grade inferior. É sinal que ao menos alguma das versões do novo Kardian já contará com assistentes de condução como frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
As laterais do Renault Kardian denunciam uma altura em relação ao solo maior que em modelos compactos convencionais. É a parte com os maiores disfarces, que tentam esconder a linha ascendente da carroceria. O rack de teto, por outro lado, fica bem visível e é bem elevado, provavelmente para dar uma maior impressão de altura para o SUV.
A traseira tem disfarces no parachoque e na parte central do porta-malas. O último serve para camuflar as lanternas, que devem invadir a tampa traseira. As peças em si possuem um elemento vazado na porção central. A placa traseira ficará instalada no parachoque em nicho próprio e o SUV terá um pequeno aerofólio acima da janela.
A motorização do novo SUV da Renault é, em partes, um mistério. Já se sabe sobre a produção de um 1.0 turbo no Paraná, mas existem duas variações que poderiam ser aplicadas por aqui. Na Europa, é utilizado o TCe 90 no Stepway, com 92 cv e 16,3 kgfm de torque, sem injeção direta.
Mas na prateleira da Renault-Nissan há uma variação do HR10 com injeção direta, com cerca de 115 cv e 20,4 kgfm - segundo apuração da revista Quatro Rodas, o motor que está sendo testado por aqui e que faz mais sentido olhando os números dos concorrentes diretos da Fiat e VW. Na Europa, o Stepway usa um câmbio CVT, mas é possível que use um dupla embreagem por aqui.
Os registros nos mostram a central multimídia elevada. Podemos esperar um interior bem próximo ao Stepway europeu? Sim, principalmente por usar componentes que já são usados no Duster, produzido no Brasil, e que pode reduzir ainda mais os custos de desenvolvimento e produção. Apesar da apresentação em outubro, as vendas devem começar apenas em 2024.
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