Há mais de um ano, a Kawasaki vem dando detalhes do desenvolvimento de suas motocicletas elétricas e híbridas. Seus planos para modelos movidos por baterias têm sido discutidos desde pelo menos 2019, enquanto para as motos híbridas começaram a ganhar força um pouco mais tarde, a partir de 2020.
Não é segredo que as montadoras têm muitas conversas acontecendo a portas fechadas, portanto não há uma boa maneira de saber com certeza quando suas discussões internas realmente começaram. O que sabemos é que a Kawasaki levou seus protótipos de motocicletas elétricas e híbridas para a corrida Suzuka 8 Hours de 2022 no Japão. Lá, os participantes puderam ver as duas motos no circuito.
Alguns meses depois, na edição 2022 do EICMA em Milão (ITA) no último mês de novembro, a Kawasaki apresentou um protótipo da Ninja elétrica, um da Z elétrica e seu protótipo de moto híbrida - ou HEV, como a marca tem usado. Embora os protótipos da Ninja e da Z elétricas tenham sido concebidos e mencionados pela Kawasaki como motocicletas de curto alcance com baterias removíveis e intercambiáveis, a HEV foi concebida mais como uma motocicleta divertida para trajetos mais longos.
Agora que estamos no final de setembro de 2023, a Kawasaki no Reino Unido já anunciou a chegada iminente das motocicletas elétricas Ninja e-1 e Z e-1. Embora ainda não tenha confirmado as datas exatas, a empresa diz que elas chegarão em breve e mostrou um punhado de imagens oficiais dessas motocicletas no que parece ser a configuração de produção oficial.
Graças ao Crônica de Turim (ou Torino Cronaca), que gravou um vídeo para outra matéria no centro da cidade italiana, tivemos o primeiro flagra do que poderia ser a versão de produção da Kawasaki HEV. O jornal postou o vídeo em suas redes sociais e chamou a atenção de entusiastas no mundo inteiro.
No vídeo, podemos ver uma minivan acompanhando a motocicleta no início, quando eles contornam uma esquina. É possível ver claramente alguém sentado dentro dela, gravando vídeos e/ou fotos. As portas da minivan estão abertas e o clima já era de gravação de material publicitário. Um homem de moletom preto e calça jeans está segurando papéis brancos e diz ao pessoal da Torino Cronaca que eles não podem filmar ou fotografar a motocicleta - o que, é claro, faz com que eles aumentem o zoom, como você vê neste vídeo.
A própria Kawasaki já mostrou a HEV em público antes, portanto o formato da motocicleta não é novidade. Em vez disso, o que parece ser a novidade é o esquema de pintura. Obviamente, nada é oficial, mas a pintura mesclando branco e o tradicional verde da Kawasaki se assemelha muito à aparência dos grafismos utilizados nas Ninja e-1 e Z e-1 que foram reveladas recentemente.
Também podemos ver que o gráfico na lateral da motocicleta chama esse veículo de Ninja HEV. Novamente, isso não é exatamente uma surpresa, considerando a carenagem extensa e o que já foi feito anteriormente com a nomenclatura das motos elétricas da marca. No entanto, vale lembrar que a Kawasaki ainda não confirmou nada.
Não está claro quando podemos esperar um anúncio oficial sobre o lançamento da Kawasaki HEV em qualquer mercado, mas a EICMA 2023 está chegando no início de novembro. No momento, estamos em meio a todos os anúncios de novos modelos que os fabricantes estão fazendo para 2024, portanto, fique atento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kawasaki pode estar trabalhando em inédita Versys 1100
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Kawasaki confirma novas Z 500 e Ninja 500 para o Brasil em agosto
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Oficial: Kawasaki confirma preço da Eliminator 500 para o Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista