page ad skin

Elétricos e híbridos: veja a lista com os que mais desvalorizaram

Confira o quanto de valor carros eletrificados estão perdendo no mercado de usados

nissan-leaf-brasil (1)

Enquanto os carros híbridos e elétrico ainda estão ganhando as ruas brasileiras, um medo pode pairar na cabeça de quem pensa em comprar um: a desvalorização. Com valores mais elevados e com a tradicional resistência do público à adoção de novas tecnologias, esse tipo de veículo poderia ir mal no mercado de carros usados.

No entanto, o estudo realizado pela Mobiauto mostrou que há dois cenários bem diferentes no mercado brasileiro. O levantamento apontou que a média de desvalorização de carros híbridos tem se mostrado similar a de outros veículos convencionais com preços parecidos, tendo ficado em 8,78% após um ano de uso. A lista inclui os 25 modelos híbridos ou 100% elétricos com ano modelo 2021 e 2022 que tiveram maior volume de anúncios e acessos com interesse de compra na plataforma da empresa.

BMW 330e M Sport 2023

BMW 330e M Sport 2023

Híbridos ficaram na média, por enquanto

O economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, comentou que "os carros híbridos estão absolutamente inseridos no dia a dia do mercado brasileiro. Maior prova disso é esse resultado de depreciação que repete o percentual do mercado total”. Um exemplo do bom desempenho dos híbridos são os dois carros do segmento que tiveram a menor desvalorização: Volvo XC60 2022, com queda de 1,77%, e o BMW 330e, com 1,95%.

No entanto, como modelos com no máximo 2 anos de uso, estes modelos ainda estão em garantia. Castro Jr. acrescentou que “esse resultado tende a se modificar nos próximos anos. No futuro, quando estiverem fora da garantia, esses carros despertarão certo receio nos futuros compradores em razão do custo de manutenção. É só olhar para a estrutura de um carro híbrido: ele possui uma eletrônica complexa, que utiliza módulos para gerenciar a propulsão do motor a combustão, a elétrica e, ainda, como as duas atuam juntas. Isso pode sair caro lá na frente. Arrisco dizer que os híbridos, quando estiverem mais velhos, tendem a perder mais”.

fiat-500e-br

Elétricos foram mal

Já os elétricos puros não repetiram o êxito no levantamento da Mobiauto e desvalorizaram 16,28%. Sant Clair aposta em um movimento inverso. Devido à simplicidade de manutenção, esses carros, de acordo com o executivo, irão segurar mais valor quando forem mais velhos: “Hoje, o resultado ruim dos modelos 100% elétricos pode ser atribuído a dois fatores: o primeiro deles é o uso restrito, que praticamente elimina moradores de edifícios mais antigos, que não possuem carregadores. Na prática, quero dizer que há muito menos consumidores prontos para encarar um elétrico puro. Quando a demanda é menor, o preço cai”.

O segundo motivo estaria relacionado à chegada recente de modelos chineses das marcas BYD e GWM, que puxaram para baixo os preços no segmento de elétricos zero km, trazendo vários outros modelos para baixo. “Só que esse fenômeno é recente. Um JAC EJS1 zero km custa, hoje, cerca de R$ 25 mil a menos do que um ano atrás. A desvalorização mais pronunciada dos elétricos está relacionada a isso: o seminovo cai expressivamente porque o zero km também diminuiu seu preço”, explica.

Tanto que os 4 carros que tiveram a maior desvalorização no levantamento eram 100% elétricos. E nenhum deles é de origem chinesa, com o Audi e-tron 2022 liderando as quedas do estudo, acumulando uma desvalorização de 28,25%. Nissan Leaf (-23,25%) e Fiat 500e (-22,64%) vieram na sequência.

Veja a lista de desvalorização dos elétricos e híbridos

Marca Modelo Propulsão Ano/modelo Preço Ago/22 Preço Ago/23 Variação
Volvo XC60 Híbrido 2022 R$ 405.860,00 R$ 398.672,50 -1,77%
BMW 330e Híbrido 2021 R$ 344.128,57 R$ 337.419,29 -1,95%
Mercedes-Benz EQC 400 Elétrico 2021 R$ 621.950,00 R$ 598.900,00 -3,71%
BMW 330e Híbrido 2022 R$ 381.613,75 R$ 358.732,33 -6,00%
Porsche Cayenne Coupé Híbrido 2022 R$ 929.900,00 R$ 873.675,00 -6,05%
Toyota Corolla Híbrido 2021 R$ 166.140,50 R$ 155.081,39 -6,66%
Volvo XC60 Híbrido 2021 R$ 364.065,00 R$ 337.917,58 -7,18%
Porsche Taycan Elétrico 2021 R$ 868.140,00 R$ 804.763,33 -7,30%
Volvo XC40 Híbrido 2021 R$ 319.790,00 R$ 294.937,03 -7,77%
Toyota Corolla Cross Híbrido 2022 R$ 198.740,94 R$ 182.479,82 -8,18%
BMW X5 Híbrido 2021 R$ 620.304,17 R$ 560.655,71 -9,62%
Renault Zoe Elétrico 2022 R$ 226.590,00 R$ 204.447,93 -9,77%
Toyota Corolla Híbrido 2022 R$ 181.349,64 R$ 162.902,57 -10,17%
Porsche Cayenne Coupé Híbrido 2021 R$ 780.547,50 R$ 695.233,33 -10,93%
BMW X5 Híbrido 2022 R$ 697.750,00 R$ 612.086,25 -12,28%
BMW i3 Elétrico 2021 R$ 266.788,40 R$ 233.055,36 -12,64%
JAC E-JS4 Elétrico 2022 R$ 235.900,00 R$ 201.780,00 -14,46%
Lexus NX 300 Híbrido 2021 R$ 343.237,14 R$ 287.918,00 -16,12%
Volvo XC40 Elétrico 2022 R$ 396.704,44 R$ 328.298,33 -17,24%
JAC E-JS1 Elétrico 2022 R$ 153.780,00 R$ 126.205,00 -17,93%
Lexus UX 250H Híbrido 2021 R$ 248.990,00 R$ 203.447,50 -18,29%
Audi e-tron Elétrico 2021 R$ 658.165,56 R$ 514.405,00 -21,84%
Fiat 500e Elétrico 2022 R$ 241.283,33 R$ 186.658,54 -22,64%
Nissan Leaf Elétrico 2021 R$ 260.898,33 R$ 199.990,00 -23,35%
Audi e-tron Elétrico 2022 R$ 770.900,00 R$ 553.132,00 -28,25%

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários