Enquanto os carros híbridos e elétrico ainda estão ganhando as ruas brasileiras, um medo pode pairar na cabeça de quem pensa em comprar um: a desvalorização. Com valores mais elevados e com a tradicional resistência do público à adoção de novas tecnologias, esse tipo de veículo poderia ir mal no mercado de carros usados.
No entanto, o estudo realizado pela Mobiauto mostrou que há dois cenários bem diferentes no mercado brasileiro. O levantamento apontou que a média de desvalorização de carros híbridos tem se mostrado similar a de outros veículos convencionais com preços parecidos, tendo ficado em 8,78% após um ano de uso. A lista inclui os 25 modelos híbridos ou 100% elétricos com ano modelo 2021 e 2022 que tiveram maior volume de anúncios e acessos com interesse de compra na plataforma da empresa.
BMW 330e M Sport 2023
O economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, comentou que "os carros híbridos estão absolutamente inseridos no dia a dia do mercado brasileiro. Maior prova disso é esse resultado de depreciação que repete o percentual do mercado total”. Um exemplo do bom desempenho dos híbridos são os dois carros do segmento que tiveram a menor desvalorização: Volvo XC60 2022, com queda de 1,77%, e o BMW 330e, com 1,95%.
No entanto, como modelos com no máximo 2 anos de uso, estes modelos ainda estão em garantia. Castro Jr. acrescentou que “esse resultado tende a se modificar nos próximos anos. No futuro, quando estiverem fora da garantia, esses carros despertarão certo receio nos futuros compradores em razão do custo de manutenção. É só olhar para a estrutura de um carro híbrido: ele possui uma eletrônica complexa, que utiliza módulos para gerenciar a propulsão do motor a combustão, a elétrica e, ainda, como as duas atuam juntas. Isso pode sair caro lá na frente. Arrisco dizer que os híbridos, quando estiverem mais velhos, tendem a perder mais”.
Já os elétricos puros não repetiram o êxito no levantamento da Mobiauto e desvalorizaram 16,28%. Sant Clair aposta em um movimento inverso. Devido à simplicidade de manutenção, esses carros, de acordo com o executivo, irão segurar mais valor quando forem mais velhos: “Hoje, o resultado ruim dos modelos 100% elétricos pode ser atribuído a dois fatores: o primeiro deles é o uso restrito, que praticamente elimina moradores de edifícios mais antigos, que não possuem carregadores. Na prática, quero dizer que há muito menos consumidores prontos para encarar um elétrico puro. Quando a demanda é menor, o preço cai”.
O segundo motivo estaria relacionado à chegada recente de modelos chineses das marcas BYD e GWM, que puxaram para baixo os preços no segmento de elétricos zero km, trazendo vários outros modelos para baixo. “Só que esse fenômeno é recente. Um JAC EJS1 zero km custa, hoje, cerca de R$ 25 mil a menos do que um ano atrás. A desvalorização mais pronunciada dos elétricos está relacionada a isso: o seminovo cai expressivamente porque o zero km também diminuiu seu preço”, explica.
Tanto que os 4 carros que tiveram a maior desvalorização no levantamento eram 100% elétricos. E nenhum deles é de origem chinesa, com o Audi e-tron 2022 liderando as quedas do estudo, acumulando uma desvalorização de 28,25%. Nissan Leaf (-23,25%) e Fiat 500e (-22,64%) vieram na sequência.
Marca | Modelo | Propulsão | Ano/modelo | Preço Ago/22 | Preço Ago/23 | Variação |
Volvo | XC60 | Híbrido | 2022 | R$ 405.860,00 | R$ 398.672,50 | -1,77% |
BMW | 330e | Híbrido | 2021 | R$ 344.128,57 | R$ 337.419,29 | -1,95% |
Mercedes-Benz | EQC 400 | Elétrico | 2021 | R$ 621.950,00 | R$ 598.900,00 | -3,71% |
BMW | 330e | Híbrido | 2022 | R$ 381.613,75 | R$ 358.732,33 | -6,00% |
Porsche | Cayenne Coupé | Híbrido | 2022 | R$ 929.900,00 | R$ 873.675,00 | -6,05% |
Toyota | Corolla | Híbrido | 2021 | R$ 166.140,50 | R$ 155.081,39 | -6,66% |
Volvo | XC60 | Híbrido | 2021 | R$ 364.065,00 | R$ 337.917,58 | -7,18% |
Porsche | Taycan | Elétrico | 2021 | R$ 868.140,00 | R$ 804.763,33 | -7,30% |
Volvo | XC40 | Híbrido | 2021 | R$ 319.790,00 | R$ 294.937,03 | -7,77% |
Toyota | Corolla Cross | Híbrido | 2022 | R$ 198.740,94 | R$ 182.479,82 | -8,18% |
BMW | X5 | Híbrido | 2021 | R$ 620.304,17 | R$ 560.655,71 | -9,62% |
Renault | Zoe | Elétrico | 2022 | R$ 226.590,00 | R$ 204.447,93 | -9,77% |
Toyota | Corolla | Híbrido | 2022 | R$ 181.349,64 | R$ 162.902,57 | -10,17% |
Porsche | Cayenne Coupé | Híbrido | 2021 | R$ 780.547,50 | R$ 695.233,33 | -10,93% |
BMW | X5 | Híbrido | 2022 | R$ 697.750,00 | R$ 612.086,25 | -12,28% |
BMW | i3 | Elétrico | 2021 | R$ 266.788,40 | R$ 233.055,36 | -12,64% |
JAC | E-JS4 | Elétrico | 2022 | R$ 235.900,00 | R$ 201.780,00 | -14,46% |
Lexus | NX 300 | Híbrido | 2021 | R$ 343.237,14 | R$ 287.918,00 | -16,12% |
Volvo | XC40 | Elétrico | 2022 | R$ 396.704,44 | R$ 328.298,33 | -17,24% |
JAC | E-JS1 | Elétrico | 2022 | R$ 153.780,00 | R$ 126.205,00 | -17,93% |
Lexus | UX 250H | Híbrido | 2021 | R$ 248.990,00 | R$ 203.447,50 | -18,29% |
Audi | e-tron | Elétrico | 2021 | R$ 658.165,56 | R$ 514.405,00 | -21,84% |
Fiat | 500e | Elétrico | 2022 | R$ 241.283,33 | R$ 186.658,54 | -22,64% |
Nissan | Leaf | Elétrico | 2021 | R$ 260.898,33 | R$ 199.990,00 | -23,35% |
Audi | e-tron | Elétrico | 2022 | R$ 770.900,00 | R$ 553.132,00 | -28,25% |
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