Não teve maldição que evitasse a vitória de Max Verstappen no GP da Itália de Fórmula 1. A décima vitória seguida do bicampeão aconteceu neste domingo em Monza, depois do holandês superar a Ferrari de Carlos Sainz que largou da pole position.
Com isso, o bicampeão mundial chegou ao incrível recorde de dez vitória consecutivas.
O pódio foi completado por Sergio Pérez, em uma dobradinha da Red Bull, e Carlos Sainz - depois de se defender bravamente do companheiro de equipe Charles Leclerc.
A corrida
Antes mesmo da formação do grid - após a volta de formação - Tsunoda teve um problema no motor e precisou encostar o carro na grama, na entrada da Parabolica, se retirando antes mesmo da corrida começar. Por conta disso, o procedimento de largada foi atrasado e, por fim, abortado.
Na largada, Sainz conseguiu manter a liderança segurando as investidas de Verstappen enquanto Leclerc precisou ter muito cuidado para não colidir com Russell e evitar, ao mesmo tempo, que o britânico o ultrapassasse. Já na segunda volta, Albon fez uma bela manobra para retomar o sexto lugar em cima de Piastri.
A batalha entre o espanhol e o bicampeão mundial foi 'oficialmente' travada, com os dois quase se tocando na primeira curva - na sexta volta - com Verstappen precisando recuar o carro para não colidir com a Ferrari 55. Assim foi se seguindo por voltas, atrás de voltas, com o holandês tentando uma aproximação, mas encontrando dificuldade nas retas.
Um pouco mais atrás, Russell e Pérez também entraram em um 'pega' ferrenho pela quarta posição, com o britânico se desdobrando para evitar a ultrapassagem do RB19 do mexicano. Doze voltas depois, os cenários ainda eram os mesmos, com Sainz na ponta e a Mercedes de George à frente de Sergio.
Pouco depois, Pérez avançou de vez, o mexicano conseguiu a ultrapassagem, mas os dois acabaram saindo da pista na primeira curva e o piloto da Red Bull precisou devolver a posição. Na volta 15, foi a vez de Verstappen ultrapassar Sainz na primeira variante. Os dois colocaram o carro lado a lado e o bicampeão se sobressaiu - aproveitando a travada de pneu do espanhol que o deixou mais vulnerável.
Por conta do problema com os pneus, Leclerc começou a dar indícios de querer ocupar o segundo lugar de Sainz. Com 20 voltas, as primeiras paradas começaram, com a Ferrari de Sainz sendo a primeira a ir aos boxes sendo seguido por Verstappen e Leclerc.
No retorno à pista, o holandês ainda conseguiu se sobressair em relação aos rivais da Ferrari, ficando em sexto, o espanhol em sétimo e o monegasco em oitavo. Na vigésima quarta volta, Russell foi punido com 5s por ter saído da pista para ganhar vantagem na hora da ultrapassagem.
Restando 20 voltas para o fim, a nova briga se tornou Pérez e Leclerc. No ferrenho duelo, o mexicano foi para a terra e uma volta depois conseguiu a ultrapassagem na reta dos boxes. Na batalha do pelotão do meio, as McLarens brigavam duramente com a Williams de Albon.
Norris tentou forçar uma ultrapassagem para cima do tailandês na primeira curva, mas ao optar por ir pelo lado de fora, acabou saindo da pista pegando um 'atalho'. Por isso, o britânico teve que devolver a posição na sequência.
Na reta final da prova, Hamilton entrou no modo perseguição a Piastri e na 'saída' da ultrapassagem, cruzou com o carro na frente do australiano e acertou a McLaren de Oscar. O piloto do carro 81 teve a asa dianteira danificada e precisou ir aos boxes para fazer a troca - comprometendo toda sua corrida, indo para P14.
Seguindo a tônica de toda a corrida, Sainz e Pérez ficaram lado a lado, o piloto da Red Bull forçou a ultrapassagem, 'pegou' um atalho e precisou devolver a posição para o espanhol. E, finalmente, na volta 46 o mexicano assumiu o P2.
Uma briga caseira se instalou logo depois, com Leclerc e Sainz disputando de forma ferrenha a terceira posição. O monegasco conseguiu superar o espanhol na reta de largada, mas recebeu o 'bote' pouco depois, retornado para o P4.
A disputa se estendeu até as duas últimas voltas, com Sainz se defendendo com unhas e dentes do companheiro Leclerc.
Cla | Nº | Driver | Car / Engine | Gap |
---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull/Honda RBPT | - |
2 | 11 | Sergio Pérez | Red Bull/Honda RBPT | -6.064 |
3 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | -11.193 |
4 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | -11.377 |
5 | 63 | George Russell | Mercedes | -23.028 |
6 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | -42.679 |
7 | 23 | Alexander Albon | Williams/Mercedes | -45.106 |
8 | 4 | Lando Norris | McLaren/Mercedes | -45.449 |
9 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin/Mercedes | -46.294 |
10 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo/Ferrari | -1'04.056 |
11 | 40 | Liam Lawson | AlphaTauri/Honda RBPT | -1'10.638 |
12 | 81 | Oscar Piastri | McLaren/Mercedes | -1'13.074 |
13 | 2 | Logan Sargeant | Williams/Mercedes | -1'18.557 |
14 | 24 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo/Ferrari | -1'20.164 |
15 | 10 | Pierre Gasly | Alpine/Renault | -1'22.510 |
16 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin/Mercedes | -1'27.266 |
17 | 27 | Nico Hülkenberg | Haas/Ferrari | - |
18 | 20 | Kevin Magnussen | Haas/Ferrari | - |
- | 31 | Esteban Ocon | Alpine/Renault | - |
- | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri/Honda RBPT | - |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber