Lando Norris usará uma atualização “empolgante” da McLaren no GP de Singapura de Fórmula 1 deste fim de semana, que visa abordar especificamente a fraqueza do MCL60 em curvas lentas.
A McLaren se esforçou muito para trazer o pacote de desenvolvimento mais recente para o circuito de Marina Bay, mas produziu apenas peças suficientes para que um carro tivesse toda a gama de novos elementos.
Norris poderá usá-los todos neste fim de semana, enquanto seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, inicialmente terá algumas das peças novas antes de adquirir toda a gama do GP do Japão do próximo fim de semana.
Além da equipe colocar em ação uma nova asa traseira de alto downforce que testou no GP da Holanda, toda a gama de mudanças aerodinâmicas será revelada pela primeira vez na sexta-feira.
Norris disse que o foco principal das revisões é eliminar os pontos fracos que o MCL60 teve em baixa velocidade este ano, mas previu algum entusiasmo sobre o potencial demonstrado.
Ele disse que foi o desenvolvimento de carro mais significativo que a McLaren introduziu desde a grande atualização que ajudou a reverter a temporada no GP da Áustria.
“Provavelmente desde a Áustria, é o que acreditamos que mais nos ajudará a avançar”, disse ele.
“Obviamente, ainda não o testamos na pista e por isso não queremos dizer muito até que consigamos fazê-lo funcionar corretamente, mas é um bom passo.”
"A equipe trabalhou duro para colocar isso em um dos carros aqui, e depois teremos o resto no Japão também. Portanto, serão dois finais de semana empolgantes para nós."
Norris acreditava que a confiança que a equipe tirou do desenvolvimento do GP da Áustria, proporcionando um bom passo no desempenho, aumentou o otimismo de que as mudanças em Singapura ajudariam desde o início.
“Às vezes, colocamos coisas e elas não são realmente entregues ao que queríamos ou ao que deveriam ter feito”, disse ele.
“Mas, definitivamente, depende da Áustria e do quanto progredimos desde então, isso me dá mais esperança.
“Também é um pouco mais lento, o que é um pouco diferente do que tivemos na Áustria. Esta é a primeira vez que conseguimos realmente tentar atingir isso um pouco mais”.
Embora as atualizações da McLaren tenham como objetivo melhorar uma das principais áreas problemáticas do carro, Norris não tem ilusões de que isso não irá curar todos os vícios restantes do MCL60.
Ele ainda sente que há mais trabalho a ser feito para superar as características do carro que ainda o impedem de atacar tanto quanto gostaria.
“Acho que não vai ajudar exatamente nos lugares onde, do ponto de vista do estilo de direção, eu provavelmente iria querer, mas deveria apenas ajudar com um pouco de carga geral, velocidade nas curvas, coisas assim", explicou ele.
"É apenas uma melhoria de desempenho, não é algo que me faça sentir melhor no carro."
Norris acredita que o ponto crítico para as chances da McLaren de diminuir a diferença para a Red Bull, ou Mercedes, é abordar essas fraquezas finais, em vez de desenvolver seus pontos fortes.
“Isso é 100%, porque há alguns lugares onde às vezes perdemos uma quantidade enorme de tempo de volta”, disse ele.
“Tudo se resume às mesmas coisas sempre, onde simplesmente não podemos mudar com um pouco de equilíbrio aerodinâmico ou mecânico.
“Não importa o que tentemos, somos ruins e temos dificuldades, então acho que essas coisas nos decepcionaram em algumas corridas. E mesmo em alguns lugares que vamos, somos extremamente competitivos em 90% da pista, é simplesmente certas coisas que nos fazem ficar mal.
“Se não tivéssemos algumas dessas coisas ruins, seríamos muito fortes e muito mais competitivos e competindo por pódios”.
Ele acrescentou: “Se pudermos consertar um pouco dessa [fraqueza] de baixa velocidade, se eu conseguir um pouco mais do que acredito que o carro precisa para dar o próximo passo, um pouco disso é o que esperamos ter neste fim de semana, um pouco disso será o que eu quero do ponto de vista do estilo de pilotagem, é quando estou confiante de que podemos levar a luta para a maioria das equipes, incluindo a Red Bull.”
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Celebrando 1 Ano de Gulf no País com F1 da Williams, Albon e mais
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
F1: McLaren não vai impedir ida de Bortoleto para Sauber