A chegada do novo Volvo EX30 pode colocar uma dúvida na cabeça de muita gente. Com sua versão de entrada, Core, por R$ 219.950, o SUV elétrico vai ao encontro de um público já mais exigente que, normalmente, optaria por um SUV médio de versões intermediárias ou topo de linha pela tecnologia entregue no pacote de equipamentos.
Neste preço, quais os SUVs médios que podem ver uma parcela, mesmo pequena, indo para a concessionária da Volvo? Jeep Compass, VW Taos, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in e o GWM Haval H6 HEV estão nesta faixa de preço que a Volvo quer roubar os clientes e ganhar mais mercado, mesmo sendo um SUV menor, porém mais moderno, já com uma boa lista de equipamentos - mas vale lembrar que um elétrico exige algumas mudanças, como um carregador em casa.
SUV médio mais vendido, o Jeep Compass é o primeiro a ser lembrado nesta comparação. Com o motor 1.3 turbo de até 185 cv, o Compass Limited já tem um bom pacote de equipamentos, mas diferente do Volvo, não tem o piloto automático adaptativo e os assistentes de condução como item de série - separe mais R$ 10.300 se quiser como opcional.
O Taos Highline já tem o pacote de assistentes de condução, diferente do Compass, mas é um dos que o comprador pode ir para o Volvo em busca de maior refinamento de acabamento, por exemplo. Seu motor 1.4 turbo de 150 cv também pode jogar contra quando comparamos aos 276 cv do Volvo EX30.
Já na eletrificação, o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid pega um cliente já interessado na tecnologia e na eficiência do conjunto híbrido. Se ele estiver interessado em algo a mais, o Volvo EX30 pode se tornar opção, mas terá que pensar em um ponto de recarga, algo que o Corolla Cross não necessita.
A GWM chegou ao Brasil com uma estratégia de preços agressiva, mas pode ver seu cliente do Haval H6 olhando para um Volvo EX30, totalmente elétrico. Com um pacote de tecnologias semelhantes, o Haval H6 leva a vantagem no porte, como todos os SUVs listados aqui, e por um conjunto híbrido que não precisa de carregador com um motor turbo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre