Nova BMW R 1300 GS: aqui em 2024, moto perderá os faróis polêmicos
Montadora revelou a primeira imagem oficial da novidade que chega ainda em setembro
Estamos acompanhando a chegada da nova BMW R 1300 GS desde 2021, quando os primeiros flagras começaram a aparecer. A moto deverá substituir a atual R 1250 GS, topo de linha da família de aventureiras da marca. Supostas imagens vazadas surgiram em agosto mostrando os primeiros detalhes, mas agora a empresa se pronunciou oficialmente.
A foto acima é a primeira imagem de fato da nova BMW R 1300 GS. Ela foi divulgada nas redes sociais da montadora, mas sem dar muitos detalhes. A única coisa que foi reforçada é que a nova geração da aventureira será revelada oficialmente em 28 de setembro. A foto em si é um teaser, usando os espirros de água e a luz como uma forma de disfarçar uma das grandes alterações visuais da moto: a dianteira.
O maior modelo da linha GS lança mão há décadas de um conjunto de faróis assimétricos, que praticamente se tornaram sinônimo da moto. No entanto, por mais que a foto tente esconder, o conjunto ótico da nova R 1300 GS deverá deixar para trás a solução. A região superior da dianteira mostra pequenos filetes de LED horizontais, mas o farol em si está disfarçado pela água. Além disso, é possível ver apenas alguns detalhes já esperados, como os dois discos de freio dianteiros. A moto na imagem tem rodas raiadas, solução já tradicional nas versões Adventure da linha GS.
Galeria: BMW R 1300 GS 2022 - Flagra
O que mais sabemos da BMW R 1300 GS?
A grande aventureira da marca, que foi apresentada pela primeira vez em 1980, deixará de lado o visual robusto atual em favor de linhas mais orgânicas e modernas. Pelas fotos de flagras anteriores, já era possível ver que ela abandonará os característicos - mas polêmicos - faróis assimétricos. A previsão é de que a novidade desembarque também no Brasil já em 2024.
Nos flagras anteriores, foi possível ver que a BMW fará uma evolução visual de certa forma radical em sua grande aventureira. A nova geração da BMW R 1300 GS terá um bloco único de farol com lâmpadas de LED instalado em posição bem mais baixa, agregado ao novo bico frontal da moto, mais pronunciado.
Também é interessante reparar que há mais um pequeno elemento logo à frente do farol. Ainda não se tem confirmação do que é, mas aparenta ser o abrigo para sensores de radar. Com isso, já se acredita que a próxima geração da aventureira da BMW deverá contar com assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.
Falando em tecnologia, a nova R 1300 GS também trará um painel de instrumentos digital com tela colorida de TFT emprestado diretamente da R 1250 RT europeia. Quanto à mecânica, é difícil dizer o que mais vai mudar para além do aumento de cilindrada. Os característicos cilindros contrapostos, característicos da big trail da BMW, ainda estão lá, mas bem cobertos.
O que se especula é que a marca deverá aprimorar o Shift Cam, sistema de comando de válvulas variável. Espera-se um ganho de desempenho também, mas vale lembrar que as normas Euro5 de emissão de poluentes vão dificultar a tarefa.
Mesmo com as normas ditando até quanto barulho a moto pode fazer, a BMW R 1300 GS flagrada tinha um abafador final bem mais compacto que o encontrado na atual R 1250 GS, mas não se pode confirmar que ele seja o produto final. A balança traseira manterá o braço único abrigando a transmissão final por eixo cardã, mas foi levemente revisado.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança