Estamos acompanhando a chegada da nova BMW R 1300 GS desde 2021, quando os primeiros flagras começaram a aparecer. A moto deverá substituir a atual R 1250 GS, topo de linha da família de aventureiras da marca. Supostas imagens vazadas surgiram em agosto mostrando os primeiros detalhes, mas agora a empresa se pronunciou oficialmente.
A foto acima é a primeira imagem de fato da nova BMW R 1300 GS. Ela foi divulgada nas redes sociais da montadora, mas sem dar muitos detalhes. A única coisa que foi reforçada é que a nova geração da aventureira será revelada oficialmente em 28 de setembro. A foto em si é um teaser, usando os espirros de água e a luz como uma forma de disfarçar uma das grandes alterações visuais da moto: a dianteira.
O maior modelo da linha GS lança mão há décadas de um conjunto de faróis assimétricos, que praticamente se tornaram sinônimo da moto. No entanto, por mais que a foto tente esconder, o conjunto ótico da nova R 1300 GS deverá deixar para trás a solução. A região superior da dianteira mostra pequenos filetes de LED horizontais, mas o farol em si está disfarçado pela água. Além disso, é possível ver apenas alguns detalhes já esperados, como os dois discos de freio dianteiros. A moto na imagem tem rodas raiadas, solução já tradicional nas versões Adventure da linha GS.
A grande aventureira da marca, que foi apresentada pela primeira vez em 1980, deixará de lado o visual robusto atual em favor de linhas mais orgânicas e modernas. Pelas fotos de flagras anteriores, já era possível ver que ela abandonará os característicos - mas polêmicos - faróis assimétricos. A previsão é de que a novidade desembarque também no Brasil já em 2024.
Nos flagras anteriores, foi possível ver que a BMW fará uma evolução visual de certa forma radical em sua grande aventureira. A nova geração da BMW R 1300 GS terá um bloco único de farol com lâmpadas de LED instalado em posição bem mais baixa, agregado ao novo bico frontal da moto, mais pronunciado.
Também é interessante reparar que há mais um pequeno elemento logo à frente do farol. Ainda não se tem confirmação do que é, mas aparenta ser o abrigo para sensores de radar. Com isso, já se acredita que a próxima geração da aventureira da BMW deverá contar com assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.
Falando em tecnologia, a nova R 1300 GS também trará um painel de instrumentos digital com tela colorida de TFT emprestado diretamente da R 1250 RT europeia. Quanto à mecânica, é difícil dizer o que mais vai mudar para além do aumento de cilindrada. Os característicos cilindros contrapostos, característicos da big trail da BMW, ainda estão lá, mas bem cobertos.
O que se especula é que a marca deverá aprimorar o Shift Cam, sistema de comando de válvulas variável. Espera-se um ganho de desempenho também, mas vale lembrar que as normas Euro5 de emissão de poluentes vão dificultar a tarefa.
Mesmo com as normas ditando até quanto barulho a moto pode fazer, a BMW R 1300 GS flagrada tinha um abafador final bem mais compacto que o encontrado na atual R 1250 GS, mas não se pode confirmar que ele seja o produto final. A balança traseira manterá o braço único abrigando a transmissão final por eixo cardã, mas foi levemente revisado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil