Conhecida do mercado internacional desde o final de 2018, a picape Jeep Gladiator acaba de chegar à linha 2024 com importantes novidades. Dentro da chamada reestilização de meia-vida, a caminhonete ganha mudanças no design, adiciona tecnologias e passa a contar com pacotes opcionais focados no off-road.
Por fora, a Jeep renovou a icônica grade de sete barras, deixando-a menor e mais estilizada. A peça continua larga o suficiente para acomodar as características sete fendas, mas está claramente mais fina do que antes. Os slots continuam pretos, com engastes em cinza neutro e contornos na cor da carroceria. Segundo a marca, há melhora importante também no sistema de resfriamento.
Juntamente com a nova grade, a Jeep oferece pelo menos sete novas opções de desenho para as rodas, que são calçadas por pneus de 32 a 33 polegadas. Para melhorar a eficiência aerodinâmica, há uma nova antena integrada ao para-brisa no lugar da antiga pela tipo mastro de aço. A paleta de cores também foi atualizada e ganhou opções mais vibrantes.
Na cabine, o destaque fica por conta da nova tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, oferecida de série em todas as versões. O formato agora é horizontalizado e exigiu mudanças no desenho das saídas de ventilação centrais, que deixaram o padrão arredondado para adotar aberturas retangulares. As saídas arredondadas das extremidades, porém, continuam sem mudanças.
O sistema Uconnect 5 agora oferece diversos serviços conectados. Entre eles, destaque para primeiro guia digital de trilhas off-road, que vem incorporado ao sistema de entretenimento. Detalhes são transmitidos na tela central e podem apontar pontos de passagem importantes, recursos de interesse e dificuldades. Para quem procurar mais recursos, a Jeep oferece assinatura premium com catálogo de mais de 3.000 trilhas.
No quesito segurança, a Jeep afirma que aumentou o nível de proteção padrão em todas as versões da Gladiator. A picape agora possui airbags de cortina na primeira e segunda fileiras, enquanto os bancos externos da segunda fileira agora contam com pré-tensores de cinto. A marca também fez melhorias estruturais para melhor desempenho em impactos laterais.
Sob o capô, segue sem mudanças o motor 3.6 V6 Pentastar a gasolina de 284 cv e 35,4 kgfm de torque. O câmbio no mercado norte-americano pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. A tração é 4x4.
Nas versões Mojave X e o Rubicon X, a Gladiator 2024 oferece câmera off-road integrada, para-choques de aço, tração de tempo integral e bancos dianteiros elétricos. O modelo Willys agora conta com novo diferencial blocante traseiro de série e modo OffRoad+, que ajusta o acelerador, trocas de marchas e controle de tração para otimizar o desempenho fora-de-estrada.
A Jeep também oferecerá três novos pacotes de melhorias da American Expedition Vehicles (AEV) para o Gladiator. Dependendo da escolha, destaque para suspensão elevada em 2 polegadas e pneus BFGoodrich All-Terrain T/A KO2 de 35 polegadas. Clientes dos EUA já podem reservar o modelo.
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