Lançada no mercado brasileiro em 1998, a Honda Biz popularizou em nosso mercado o segmento de motocicletas CUB (Category Upper Basic, em inglês, categoria básica superior, na tradução). Atualmente, já são mais de 6 milhões de motocicletas CUB produzidas no Brasil. Comemorando 25 anos no país, a linha Biz representa o segundo modelo mais emplacado pela Honda.
Somente em 2023, a Honda Biz já ultrapassou o marco de 100 mil unidades comercializadas. Ela ficou atrás apenas da CG 160, veículo mais vendido do Brasil no geral. A Biz é uma motocicleta vantagens como economia, praticidade, design moderno e facilidade de pilotagem.
Atual linha Biz 110i (esq.) e 125 flex (dir.)
“Comemorar os 25 anos da Honda Biz é um grande orgulho, pois é um modelo desenvolvido totalmente no Brasil, por brasileiros e para brasileiros. O modelo superou as expectativas quando lançamos, inclusive com uma campanha publicitária que marcou época. Hoje, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB, elas conhecem a Biz e isso é resultado de um forte trabalho ao longo dos anos e da admiração aos clientes”, ressalta Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Honda Motos & CRM da Honda South America.
Honda Super Cub 1958
A história da Biz começa em 1958, no Japão, com o lançamento da Honda Super Cub, que inaugurou a categoria e se tornou um sucesso de vendas no mundo todo, conquistando os mercados asiáticos, europeu e norte americano nas décadas de 1960 e 1970. Na América, novos perfis de público, como as mulheres e os jovens se encantaram com a motocicleta depois da icônica campanha publicitária "You Meet the Nicest People on a Honda” (você conhece as melhores pessoas em uma Honda, na tradução para o português).
A Super Cub ganhou uma fama popular de indestrutível, graças à sua durabilidade e extrema resistência do motor a 4 tempos, algo que era inovador e garantia alto desempenho e economia, além de contrastar com os motores a 2 tempos, que eram o principal propulsor à época. O modelo tinha um design único e sistema de embreagem automática centrífuga que tornou as trocas de marchas mais simples.
Honda C 100 Dream
Os modelos CUB chegaram ao Brasil no início dos anos 1990, com a C-100 Dream, inicialmente importada. A motocicleta já estava no mercado internacional há algumas décadas e demandava adaptações às necessidades, expectativas e características de uso dos brasileiros. Por isso, a Honda desenvolveu um novo modelo inovador, liderado pelo time local de Pesquisa e Desenvolvimento, que estabeleceu as diretrizes e conceitos do que viria a ser a representante nacional do segmento CUB.
Após anos de pesquisas e estudos, em 1998 a Honda lançou a C-100 Biz, única motocicleta da categoria a oferecer espaço sob o assento para guardar capacete ou outros objetos, sem perder a agilidade e baixo consumo de combustível. O modelo foi considerado revolucionário e, da C-100 Dream, sua antecessora, herdou o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores modernas.
Outra grande inovação do modelo foi a combinação de roda 17’’, com pneu fino na frente, e aro 14’’, com pneu mais largo e alto atrás, o que permite uma boa transposição de obstáculos pela roda dianteira e a resistência a impactos com a traseira, contribuindo para estabilidade e segurança nos diferentes tipos de terrenos das ruas e rodovias brasileiras.
Honda Biz 125 2006
Em 2005, o modelo recebeu sua primeira grande atualização e ganhou uma motorização mais potente (124,9 cm3), passando a se chamar Honda Biz 125. Quatro anos depois, foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Em 2011, a Biz ganhou uma versão Flex e a aumento na capacidade do tanque.
Linha Honda Biz 100 2013
Em 2012, a Honda apresentou uma nova versão da motocicleta, a Biz 100, que se consagrou como uma opção de entrada mais acessível, com visual inspirado na “irmã” maior, de 125 cm3. Esse mesmo modelo foi atualizado em 2016 e passou a ter um novo motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i. A mais recente renovação do modelo foi em 2018, quando tanto a Biz 110i como a Biz 125, compartilharam mudanças no design, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além de tomada 12V.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro