Depois de finalizar os testes de rodagem e preparar a rede de concessionárias, a Honda parece cada vez mais próxima de realizar no Brasil o lançamento do crossover ZR-V 2024. Importado do México, onde é fabricado para todo o continente americano, o modelo chegará ao mercado nacional para ficar acima do HR-V e disputar clientes diretamente com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
Tecnicamente, o ZR-V 2024 é construído sobre a plataforma do novo Civic e incorpora refinamentos mecânicos extras, como suspensão traseira independente. Ao todo, o modelo mede 4.570 milímetros de comprimento e 1.840 mm de largura, sendo capaz de acomodar até 1.291 litros com os bancos traseiro dobrados. Outras medidas incluem 2.655 mm de entre-eixos e 1.620 mm de altura. Na prática, é mais comprido que os principais concorrentes.
Na cabine, o ZR-V faz jus ao apelido de "SUV do Civic" e incorpora diversos elementos do sedã. Nesse sentido, destaque para central multimídia flutuante e saídas de ventilação posicionadas logo abaixo (formadas pelo mesmo estilo de malha de favo de mel encontrado no três-volumes). Além disso, chamam atenção detalhes como revestimento em couro e console central elevado, vazado e com apoio de braço integrado.
A amplitude do espaço interno também é evidenciada nas fotos, reforçando proposta que já é explorada pela Honda no irmão menor HR-V. Os bancos traseiros podem ser facilmente rebatidos de modo a formar uma superfície plana capaz de acomodar os mais variados objetos. Chama atenção ainda o assoalho plano, ideal para facilitar a acomodação dos passageiros no banco traseiro - especialmente as pernas do ocupante do meio.
Nas imagens do flagra, o ZR-V aparece em lote recém-chegado do México ao porto de Vila Velha, no Espírito Santo. Não há identificação de motorização aparente na carroceria, mas o powertrain para o Brasil não é mais segredo. Sob o capô, o modelo terá motor 2.0 aspirado com 157 cv de potência e 18,8 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio CVT.
Mesmo maior, o ZR-V terá motorização mais fraca que o irmão menor HR-V nas versões Advance e Touring, que contam com propulsor 1.5 turbo de 177 cv. Os preços devem ficar na média das versões mais caras dos rivais Corolla Cross e Compass.
Fonte: SuperCarrosCapixabas via CarangosPB
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo City 2025: Honda separa sedã e hatch; veja os preços e o que muda
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
SUVs em setembro: Honda ZR-V tem recorde de vendas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Honda WR-V 2025: 1º flagra no Brasil mostra SUV em testes finais