Apresentado no mercado internacional no último mês de abril, o Porsche Cayenne Hybrid 2024 já está disponível para interessados no Brasil. Em comunicado, a marca anuncia o início da pré-venda da versão eletrificada E-Hybrid e confirma que as primeiras entregas serão realizadas a partir do ano que vem. A configuração está disponível tanto para a carroceria tradicional quanto para a Coupé.
No visual, o Cayenne 2024 ganhou dianteira redesenhada com faróis mais estreitos (são de LED Matrix de série), novo arranjo interno de iluminação e para-choque ligeiramente modificado. A traseira também passou por mudanças, incluindo lanternas reformuladas e tampa do porta-malas redesenhada. Além disso, a placa foi reposicionada no Cayenne convencional e desceu para o para-choque como no Cayenne Coupé. As rodas também são novas.
Na cabine, a Porsche concentrou as maiores mudanças da reestilização. O painel foi inteiramente redesenhado e agora conta com diversos elementos inspirados no elétrico Taycan. O seletor do câmbio, por exemplo, subiu e agora está posicionado à direita do volante. Com a mudança, o console central ganhou mais espaço, comandos revistos, novo porta-copos e carregamento de celular por indução refrigerado.
Ainda no painel, destaque para o conjunto triplo de telas digitais. São elas: 12,6 polegadas para quadro de instrumentos, 12,3 polegadas para sistema de entretenimento e 10,9 polegadas para o passageiro (opcional). Pela primeira vez, o carona pode conferir dados de desempenho, acessar a operação do sistema de entretenimento e visualizar conteúdos exclusivos, com filmes (por segurança, uma película especial impede que o motorista possa ver essa tela).
No powertrain, o Cayenne E-Hybrid plug-in tem motor 3.0 V6 turbo com 304 cv de potência em combinação com no motor elétrico otimizado para 176 cv. Agora, a potência combinada alcança 470 cv. Além disso, a capacidade da bateria foi ampliada de 17,9 para 25,9 kWh. A Porsche promete até 90 quilômetros de autonomia de acordo com o padrão WLTP. Apesar da bateria maior, o tempo de carregamento foi reduzido para 2,5 horas.
Desde já, a Porsche também confirma para 2024 a chegada ao Brasil das versões Turbo E-Hybrid, que acabaram de ser lançadas na Europa. Neste caso, o motor elétrico com 176 cv de potência trabalha junto com o motor 4.0 V8 biturbo de 599 cv. A potência combinada é de 739 cv e o torque máximo alcança 96,8 kgfm. O Cayenne Turbo E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge velocidade máxima de 295 km/h.
Destaque ainda para o funcionamento da suspensão pneumática adaptativa, que é padrão da versão. O sistema Porsche Torque Vectoring Plus também é de série, enquanto o Porsche Dynamic Chassis Control e o eixo traseiro esterçante são opcionais. Também são de série no Cayenne Turbo E-Hybrid os faróis de LED Matrix em versão HD, com mais de 32.000 pixels e 600 metros de alcance.
Agora em setembro, a Porsche confirma a entrega das versões tradicionais sem eletrificação.
VERSÃO | PREÇO |
Cayenne E-Hybrid | R$ 690.000 |
Cayenne E-Hybrid Coupé | R$ 720.000 |
Cayenne S | R$ 810.000 |
Cayenne S Coupé | R$ 840.000 |
Cayenne Turbo E-Hybrid | R$ 1.135.000 |
Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé | R$ 1.165.000 |
Cayenne Turbo GT | R$ 1.385.000 |
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