A VW Saveiro tem 41 anos de Brasil, mas a geração que está nas lojas nasceu em 2009, como linha 2010. Foi a maior mudança da picape compacta, que trocou de plataforma, seguindo o Gol que foi lançado em 2008, e ficou mais moderna. Com o passar dos anos, recebeu novas opções de carroceria, mudou visual e um novo motor.
Vamos listar as principais mudanças da VW Saveiro desde 2009, que se mantém viva na linha 2023/2024 com a mais recente reestilização, e que deve mudar de geração apenas em 2026, quando é esperado que cresça, fique mais moderna e se posicione ao lado da Chevrolet Montana, deixando a Fiat Strada como a única compacta do mercado.
A maior mudança nos 41 anos de Saveiro vem na linha 2010. Após o Gol, a picape adotou a plataforma que misturava a PQ24 com a PQ25, onde seu motor saiu da posição longitudinal para transversal, e recebeu a opção de carroceria cabine estendida, junto com a cabine simples. A única opção de motor era o 1.6 8v, já flex. Na linha 2010/2011, a Saveiro Cross chegava como opção topo de linha com visual mais aventureiro.
A Saveiro recebe a primeira reestilização da atual geração na linha 2014. A dianteira recebe novos faróis, novas grades e novo parachoque, além de um novo painel de instrumentos, mais moderno e completo. No começo de 2014, como linha 2015, a Saveiro Cross recebe o motor 1.6 16v, na época com até 120 cv e 16,8 kgfm de torque, e em setembro do mesmo ano a opção de cabine dupla. Curiosamente, a configuração que conhecemos até hoje.
A linha 2017 da Saveiro quis se afastar do Gol. A solução foi o design exclusivo da dianteira, com faróis maiores, grade mais destacada e parachoque maior. Só que foi tão bem aceita que a dupla Gol e Voyage adotaram esse design na linha 2018/2019. Na Saveiro 2017/2018, nasce a versão Robust, que recebe o mesmo interior das demais só em 2019/2020.
Em abril de 2019, a VW não oferece mais a Saveiro com cabine estendida. Na linha 2022/2023, pelas novas regras de emissões, o motor 1.6 8v sai de linha e o 1.6 16v é colocado em todas as versões, com até 116 cv e 16,1 kgfm de torque ao ser recalibrado para atender as exigências.
Este é o quarto design que a VW Saveiro tem nesta geração. A marca trouxe uma nova dianteira para a picape, sempre com o motor 1.6 16v, além da troca do nome Cross pelo Extreme, vindo da Amarok. Isso deve durar até 2026, quando a Saveiro pode receber uma nova geração, maior e mais moderna.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas em agosto: Caoa Chery Tiggo 7 passa Jeep Compass e Strada lidera
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen Saveiro 2025 tem nova multimídia e fica até R$ 2.200 mais cara
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Depois do Brasil, renovada Volkswagen Saveiro 2024 é lançada na Argentina