Demorou, mas a Volkswagen Saveiro finalmente foi reestilizada no Brasil. É uma mudança bem necessária para a picape compacta, que estava apagada nas vendas, dando ainda mais espaço para sua principal e única rival, a Fiat Strada. O segmento já perdeu a Chevrolet Montana, agora maior e enfrentando Renault Oroch e Fiat Toro, então há um espaço para que a Saveiro cresça. Tem força para isso?
Além da alteração no visual, que já detalhamos durante o lançamento, a Volkswagen Saveiro trouxe uma leve mudança nas medidas. Agora mede 4.493 mm de comprimento, o que são 19 mm a mais do que a linha 2023. A largura agora é de 1.721 mm (+8 mm), enquanto a altura alcança os 1.561 mm (- 1 mm). O entre-eixou perdeu 1 mm e agora mede 2.752 mm.
Assim, a picape compacta da Volkswagen segue com proporções próximas da Fiat Strada, mesmo que tenha pequenas diferenças. O modelo italiano, que atualmente está no topo das vendas de 2023 mesmo considerando os automóveis, tem 4.480 mm de comprimento, 1.781 mm de largura, 1.576 mm de altura e um entre-eixos de 2.737 mm. Assim, a Saveiro é 13 mm mais comprida e com um entre-eixos 1 mm mais longo. Por outro lado, é 60 mm mais estreita e 15 mm mais baixa.
Na medida que interessa para uma picape, a Saveiro acaba ficando para trás em comparação com a Strada. O modelo da VW tem 645 litros de capacidade máxima na versão de cabine dupla e 1.207 litros na variante de cabine simples. Já na caminhonete da Fiat, as variantes de cabine dupla tem 844 litros, subindo para 1.354 litros na Cabine Plus (como a marca chama as versões de cabine simples).
O jogo muda um pouco na capacidade de carga. A Fiat Strada carrega 720 kg nas versões Cabine Plus, superando os 664 kg da Saveiro Cabine Simples. Só que este número despenca para 400 kg na variante de cabine dupla, enquanto a Volkswagen cai para somente 638 kg.
Como esperado, não foi dessa vez que a Volkswagen recebeu um motor diferente, mantendo o velho conhecido 1.6 MSI 16V aspirado de quatro cilindros, que já estava sob o capô da picape antes da renovação. Segue com câmbio manual de 5 marchas, sem uma opção automática, embora o conjunto mecânico já exista – afinal, era utilizado por Gol, Voyage, Polo e Virtus. Entrega até 116 cv a 5.750 rpm e 16,1 kgfm a 4.000 rpm, prometendo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.
Esta é uma diferença que pode ser positiva para a Fiat, pois a Strada tem duas motorizações. As versões básicas tem o 1.3 Firefly de 107 cv a 6.250 rpm e 12,5 kgfm a 3.500 rpm, só que além da transmissão manual de 5 marchas, também conta com versões equipadas com o CVT de 7 posições simuladas, oferecendo uma opção automática que a rival não tem. O 0 a 100 km/h declarado pela Fiat é de 11,6 segundos.
E ainda conta com o 1.0 turbo de 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.750 rpm para as versões mais caras, estas sempre combinadas a um câmbio CVT. O desempenho melhor bastante, alcançando os 100 km/h em 9,5 segundos.
Nos equipamentos, cada uma oferece alguns itens que não aparecem na rival. Na base, a Saveiro tem uma vantagem. Ambas contam com dois airbags, ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, direção hidráulica, assistente de partida em rampas, rodas de aço de 15 polegadas e mais. Só que a picape da Volkswagen ainda tem freios a disco nas quatro rodas, vidros elétricos, sensor de estacionamento traseiro, ajuste de altura para o assento do motorista, retrovisores com setas integradas e banco do motorista com ajuste de altura.
Já na Strada, encontramos computador de bordo e só. Só que a Fiat oferece alguns opcionais, como o pacote Worker, que adiciona travas e vidros elétricos, alarme, protetor de cárter, capota marítima e banco do motorista com ajuste de altura, por R$ 4.190. Se quiser só o alarme, os vidros elétricos e as travas elétricas, há o pacote Comfort por R$ 1.750.
A Strada vira o jogo na versão Freedom, que ganha direção elétrica, capota marítima, tela TFT de 3,5 polegadas para o computador de bordo, monitoramento de pressão dos pneus, protetor de cárter. O único opcional é um pacote com sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 15, por R$ 2.100.
Na Saveiro, a versão Trendline adiciona computador de bordo, alarme com comando remoto e retrovisores com ajuste elétrico. Dá um passo à frente nos opcionais, pois tem central multimídia e volante multifuncional no pacote Interatividade, por R$ 5.255; e o pacote Conforto, com rodas de liga leve de 15 polegadas, câmera de ré, faróis de neblina, volante com ajuste de altura e profundidade e capota marítima, comercializado por R$ 2.180.
Tanto a Strada Freedom Cabine Dupla quanto a Saveiro Robust Cabine Dupla repetem a lista de equipamentos da versão de cabine simples. A Saveiro chega no topo da linha com a versão Extreme, que substitui a Cross. Ganha câmera de ré, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, monitoramento de pressão dos pneus, volante multifuncional, central multimídia e santantônio. Ainda tem um pacote com controle de cruzeiro, sensores de chuva e crepuscular, assistente de descida e retrovisor eletrocrômico, por R$ 2.160.
A picape da Fiat começa a se sobressair a partir daqui. A Volcano tem rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de LED, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, airbags laterais, sensor de estacionamento, retrovisores com ajuste elétrico, rack de teto e santantônio, além de ter quatro portas, com vidros elétricos nas portas traseiras. O único opcional custa R$ 3.500 e adiciona ar-condicionado digital automático, carregador wireless de smartphone e apoio de braço central. A versão com câmbio CVT adiciona modo Sport, volante em couro e paddle-shifters.
Com duas configurações mais caras, a Strada acaba subindo ainda mais. A versão Ultra traz ar-condicionado digital automático, faróis de neblina em LED, câmera de ré, carregador wireless e modo Sport. Os mesmos itens estão na Strada Ranch, com a diferença no visual mais off-road, enquanto a Ultra é mais urbana.
A última comparação é a mais importante: preço. A Saveiro Robust CS parte de R$ 95.770, enquanto a Fiat Strada Endurance CP começa em R$ 100.990, uma diferença de R$ 5.220. A Volkswagen segue na vantagem na versão Trendline CS, por R$ 101.490, contra os R$ 106.990 da Strada Freedom CS, R$ 5.500 a mais.
Subindo para a Saveiro Robust CD, o preço vai para R$ 109.710, R$ 3.280 a menos do que a Strada Freedom CD, por R$ 112.990. Por fim, a picape da VW encerra seu portfólio com a Saveiro Extreme CD, que custa R$ 114.580. A Strada Volcano CD é vendida por R$ 114.990, apenas R$ 410 a mais. Ainda é possível subir o patamar da Strada com as versões Volcano CVT (R$ 120.990), Ultra (R$ 132.990) e Ranch (R$ 132.990).
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