page ad skin

Nova VW Saveiro 2024 muda para ganhar espaço contra a Fiat Strada

Aos 41 anos, picape se renova, mas mantém muito do seu projeto mais antigo

VW Saveiro Extreme CD

Aos 41 anos, a VW Saveiro é um dos nomes mais antigos em produção no Brasil. A picape compacta é a única concorrente direta da Fiat Strada e a Volkswagen quer aproveitar isso para ganhar ainda mais espaço no mercado, se apoiando justamente em um nome forte, uma geração conhecida e uma relativa confiabilidade. 

A VW Saveiro 2024 é mais uma reestilização do que a VW chama de quinta geração. A atual geração nasceu em 2009, a maior mudança da picape desde seu nascimento, onde trocou de plataforma, posição de montagem do motor e ficou mais moderna. Em 2013, aconteceu a primeira reestilização (como linha 2014), e a segunda chega como linha 2017, que se manteve até hoje. 

Mudanças, mas sem gastar muito

Ainda não foi desta vez que a Saveiro ganhou uma nova geração - isso deve ser algo para 2026, quando a picape pode crescer e se posicionar ao lado da Chevrolet Montana. A engenharia e o design tinham a missão de renovar a picape compacta, porém não poderia aumentar seu preço, afim de seguir concorrendo com a Fiat Strada

A solução foi começar com um novo capô. Mais alto e com vincos mais marcados, passa a impressão de algo mais robusto. Da estamparia, é a peça mais nova dessa Saveiro 2024, que recebeu também um parachoque dianteiro que melhorou o ângulo de entrada e deu destaque maior para a grade, novos faróis, ainda halógenos e com luz diurna, novos apliques nas caixas de rodas e uma leve mudança no parachoque traseiro, que acompanha as lanternas com nova organização interna e máscara preta. 

VW Saveiro Extreme CD

São mudanças leves e concentradas. Por dentro, novos padronagens de tecidos e a faixa central do painel que pode ser escovada ou com o escrito Saveiro, dependendo da versão. Na Extreme, o grafismo do painel é novo, mas são mudanças cosméticas e leves, que não pedem tanto investimento de desenvolvimento. É inegável que a Saveiro mantém ainda muito da picape de 2009 e 2017, principalmente no interior. 

Para a engenharia, o trabalho foi nesse sentido. A suspensão dianteira recebeu novas molas e amortecedores para ficar 10 mm mais alta que a anterior, mantendo a suspensão traseira com molas helicoidais de dupla ação e os freios a disco nas quatro rodas, além da direção que ainda é hidráulica. 

VW Saveiro Robust CS

Outra coisa que não mudou foi o motor. A Saveiro 2024 usa em todas as versões o 1.6 16v, com duplo comando com variador na admissão, que está com 106 cv e 15,4 kgfm de torque com gasolina e 116 cv e 16,1 kgfm de torque com etanol. Veja o consumo da VW Saveiro 2024, segundo o Inmetro:

  Cidade (gasolina) Estrada (gasolina) Cidade (etanol) Estrada (etanol)
Saveiro Cabine Dupla 11,3 km/litro 12,6 km/litro 7,8 km/litro 8,9 km/litro
Saveiro Cabine Simples 11,5 km/litro 12,9 km/litro 7,9 km/litro 9,1 km/litro

Do trabalho ao lazer

A VW Saveiro 2024 segue com a versão Robust, com foco em trabalho, com a cabine simples e cabine dupla. É a mais simples da linha, mas já tem controles de tração e estabilidade, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, porta USB para recarga de smartphones e protetor de caçamba. Ganha novas calotas nas rodas de aço de 15", além do novo visual. 

VW Saveiro Robust CS
VW Saveiro Robust CD
VW Saveiro Trendline CS
VW Saveiro Extreme CD

Acima, a VW Saveiro Trendline é vendida apenas com cabine simples. Já tem os parachoque pintados na cor do carro e uma faixa lateral, além de uma melhora no acabamento interno com mais cores e tecido nas portas, além dos opcionais rodas de liga-leve de 15" e faróis de neblina. É uma versão de uso para lazer e trabalho, mais completa, inclusive pode receber o sistema multimídia com tela de 6,5" com espelhamentos como opcional.

A antiga Saveiro Cross agora é Saveiro Extreme. Continua apenas com cabine dupla, mas se diferencia pelas rodas de liga-leve de 15" com acabamento diamantado, detalhes em preto brilhante, faróis com detalhe cromado, faróis de neblina e acabamento em couro, entre outros itens. Pode receber o pacote com assistente de descida de rampas e o ABS off-road, para uso em terra. É a versão topo de linha, mas sem câmbio automático. Veja a capacidade de carga de cada uma:

  SAVEIRO CABINE DUPLA SAVEIRO CABINE SIMPLES
Capacidade de carga  638 kg 664 kg
Capacidade em litros (VDA) 580 litros 924 litros
VW Saveiro Extreme CD

A Saveiro de sempre...

Como é uma mudança mais visual, a Saveiro pouco mudou para dirigir. A idade é sentida em pontos como a ergonomia, posição de dirigir deslocada e a regulagem de altura do banco do motorista que ainda são de um projeto bem mais antigo, mas o motor 1.6 e a calibração da suspensão ainda colocam a Saveiro em uma boa posição.

Na Robust CS, a versão de trabalho, até dá alguns "luxos", como o ar-condicionado e a porta USB no console central. Roda macio e tem boa estabilidade em velocidades mais altas. O motor 1.6 entrega bom torque em baixas, mas inegável que sai melhor em alta rotação. Com o câmbio manual de 5 marchas, segue com aquele engate preciso da VW, mas bem que poderia ter uma sexta marcha para reduzir a rotação em rodovias, por exemplo.

VW Saveiro Extreme CD

Na Saveiro Extreme, já temos o sistema multimídia e o computador de bordo, um painel de instrumentos com grafismo mais atual e o banco traseiro, que segue apenas para um uso emergencial, já que o espaço para as pernas ainda não é um ponto forte, além das duas portas. Era esperado um câmbio automático ao menos para esta versão, mas segundo a marca, seria necessário trabalhar uma caixa para a função de carga da Saveiro, e não só usar o câmbio do finado Gol, o que acabaria encarecendo o projeto. Enquanto isso, o conjunto com o câmbio manual é honesto, mas não será a versão mais vendida, com certeza.

Na briga com a Fiat Strada, a Saveiro não terá a liderança, mas quer aumentar a participação no segmento das compactas. Até julho de 2023, emplacou 24.442 unidades, contra as 60.933 da Strada - 28,63 e 71,36%, respectivamente, dentro do segmento. Pode conseguir esse leve crescimento. Pelo preço mais baixo na versão Robust e as mudanças nas demais. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários