page ad skin

Governo discute rever suspensão da habilitação com menos de 40 pontos

Proposta quer que processos em andamento não sejam afetados pela mudança de lei feita em 2020

Trânsito - CNH - IPVA - São Paulo

Motoristas que tiverem mais de 20 pontos e estão com processo de suspensão da Carteira Nacional da Habilitação (CNH) em andamento poderão receber a possibilidade de reverter a penalidade. A proposta do deputado e relator Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) foi aprovada pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto foi aprovado, como um substitutivo ao Projeto de Lei 2654/2021 do ex-deputado Coronel Tadeu (SP). O novo texto do projeto de lei propõe que que os motoristas que estiverem passando pelo processo de suspensão da CNH por terem mais de 20 pontos tenham o direito de ter a penalidade revista. Porém, isso só poderá ser feito para os casos que estejam com processos em andamento até a alteração do Código de Trânsito feita pela Lei 14.071/2020.

Trânsito avenida

“Apesar de concordarmos com a ideia do projeto, entendemos que as novas regras devem ser aplicadas apenas a processos administrativos que ainda não chegaram ao fim e, por tanto, não deram ensejo à aplicação da penalidade de suspensão”, explica Rodrigues. “Seria inadequada a extensão da futura lei a penalidades já em fase de cumprimento, uma vez que os processos administrativos que levaram à suspensão do direito de dirigir preencheram os requisitos legais e os atos praticados pela automoridade de trânsito cumpriram os preceitos jurídicos vigentes à época.”

Ou seja, Rodrigues e a Comissão de Viação e Transporte acreditam que a aplicação da lei não deve ser retroativa, para quem já estava com mais de 20 pontos na CNH. A Lei 14.071/2020 determinou o aumento do limite da pontuação de 20 para 40 pontos caso o condutor não tenha cometido nenhuma infração gravíssima. Se uma das multas forma gravíssima, o limite cai para 30 pontos e, se tiver duas ou mais infrações gravíssimas, a suspensão da habilitação acontece com 20 pontos.

O texto tramita em caráter conclusivo, o que significa que pode ser aprovado caso as comissões responsáveis aprovem o projeto sem divergências ou se a Câmara de Deputados não entrar com recurso. Agora será a vez da Comissão de Constituição e Justiça analisar a proposta.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com