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Donos de carros esportivos precisarão de CNH especial na Austrália

Nova lei ainda impede que donos de supercarros desliguem os sistemas de segurança

Avaliação Ferrari SF90 Spider

Carros realmente esportivos não são para qualquer um, mesmo com a adição de diversos auxílios como controle de estabilidade e tração. A Austrália percebeu isso e criou uma nova legislação para os carros que são chamados de “Classe U”, exigindo uma habilitação específica para que possam ser guiados nas ruas. Estes esportivos de alta potência ainda tem uma série de regras para reduzir o risco de que causem um acidente.

O governo do estado de South Australia, que começou essa iniciativa, revelou que aproximadamente 270 motoristas na região terão que passar nos testes para receber a nova habilitação Classe U até dezembro de 2024. Para ser aprovado, o condutor terá que completar um curso online criado especificamente para veículos de alta performance.

O curso, que será lançado no começo do ano que vem, vai cobrir temas como consciência dos riscos, utilização dos assistentes de condução avançados e operação segura de carros de alto desempenho. Todos os veículos que tenham uma relação peso/potência igual ou maior que 375 cv por tonelada serão incluídos na nova lei.

Porém, a legislação não para na exigência da nova habilitação. O governo estadual ainda está criando medidas para impedir que os assistentes possam ser desligados nestes veículos. Esta medida quer garantir que sistemas cruciais, como freios ABS, frenagem automática de emergência e os controles de estabilidade e tração estejam sempre funcionando.

Também haverá uma mudança nas punições. Motoristas que ativarem o modo Sport de seus supercarros em áreas urbanas, resultando em ferimentos graves ou mortes, agora serão indiciados por uma “ofensa agravada”. Claro, existirão algumas exceções. “É também uma defensa se for impraticável dirigir com os sistemas ligadas, como existem algumas circunstâncias em que estes sistemas devem realmente ser desligados, como quando está atolado ou em superfícies escorregadias”, explica Joe Szakacs, ministro da Polícia, Serviços de Emergência e Serviços Correcinais, em entrevista ao site australiano CarExpert.

Esta mudança é algo que está sendo discutido na Austrália desde 2019, quando um Lamborghini Huracan perdeu o controle e atropelou Sophia Naismith, matando a jovem de 15 anos. Na ocasião, Alexander Campbell, que dirigia o supercarro, havia ativado o modo Sport e desligado o controle de estabilidade.

A morte de Naismith pode ter forçado a adoção da regra, mas  o problema é um pouco maior na Austrália, com dezenas de acidentes causados por motoristas em supercarros. Em maio, outro Lamborghini Huracan, desta vez uma unidade alugada, saiu da pista e acertou três carros em um estacionamento em Sydney. No mesmo mês, o dono de uma rara Ferrari 360 Challenge Stradale em Melbourne perdeu o controle e acertou uma Nissan Frontier, que acabou colidindo contra um terceiro veículo. Em 2022, mais um motorista com um Huracan tentou fugir da polícia após ter sido flagrado a mais de 150 km/h e, como esperado, acabou colidindo contra dois outros carros.


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