page ad skin

Como o novo Toyota Land Cruiser desafia os SUVs raiz da "velha guarda"

Comparamos o Land Cruiser renovado (que chegará à Europa em 2024) com rivais como o Wrangler, o Classe G e o Defender

Toyota Land Cruiser vs. concorrentes off-road

O novo Toyota Land Cruiser aumenta ainda mais o confronto com os off-roaders puros e duros. O jipe japonês trouxe uma renovação completa nessa nova geração em comparação o modelo anterior, que estava nas lojas desde 2009.

Assim, um dos principais ícones do off-road pode desafiar outros mitos, como o Land Rover Defender, o Jeep Wrangler Unlimited e o Mercedes-Benz Classe G.

É claro que cada um desses rivais é diferente em tamanho e preço, mas o que eles têm em comum é a atitude de deixar o asfalto e ir aonde a maioria dos SUVs é forçada a parar.

Exterior

Com suas linhas quadradas, o Land Cruiser confirmou a tendência dos SUVs raiz. O design com cortes acentuados e para-choques chanfrados na parte inferior foi projetado para melhorar a visibilidade e a percepção de volume o máximo possível, além de maximizar os ângulos de ataque e saída.

Toyota Land Cruiser 2023

Toyota Land Cruiser

Land Rover Defender 110 V8

Land Rover Defender 110

Um estilo semelhante distingue o Wrangler, que enfatiza linhas ainda mais "quadradas" e relacionadas à tradição. O mesmo se aplica ao Classe G, que evoluiu muito pouco ao longo dos anos, apenas com a adição de faróis de LED e rodas de liga leve com um visual mais esportivo do que off-road.

Mercedes-AMG G63 MY19

Mercedes G 63 AMG

Jeep Wrangler 4xe (2020)

Jeep Wrangler Unlimited

Objetivamente, o Defender está entre os modelos desse grupo que mais se distanciam da imagem histórica da Land Rover. A aparência continua muito imponente, no entanto, com as dimensões variando de acordo com a carroceria escolhida. Elas variam de 4,58 m no 90 a 5,36 m no 130 e 5,02 m no 110. Os rivais, incluindo o Land Cruiser, por outro lado, têm entre 4,8 e 4,9 metros de comprimento.

Modelo Comprimento Largura Altura Distância entre-eixos Distância do solo
Toyota Land Cruiser 4,92 m 1,98 m 1,87 m 2,85 m 22,1 cm
Land Rover Defender

4,58 m (90)

5,02 m (110)

5,36 m (130)

2,00 m 1,97 m

2,59 m (90)

3,02 m (110 e 130)

22,5 cm/29,1 cm
Mercedes Classe G 4,82/4,87 m 1,93/1,98 m 1,97 m 2,89 m 24,1 cm
Jeep Wrangler Unlimited 4,88 m 1,89 m 1,84/1,90 m 3,00 m 23,2 cm/25,2 cm

Interior

O interior tem uma filosofia diferente em cada modelo, embora o objetivo de todos esses jipes seja tornar a seleção de controles intuitiva em todas as condições de direção.

O Jeep Wrangler pode ser reconhecido por um layout da velha guarda, com um painel de instrumentos misturando analógico e digital, e uma central multimídia com tela de 8,4 polegadas que, embora seja continuamente atualizado com os últimos anos do modelo, mostra uma certa idade. Não é coincidência que uma reformulação com uma tela de 12,3 polegadas esteja planejada para breve.

Interior do Toyota Land Cruiser 2023

O inteior do Toyota Land Cruiser

Land Rover Defender 110 PHEV: Avaliação

E o interior do Land Rover Defender

O Land Rover Defender e o Mercedes-Benz Classe G se concentram em maior refinamento, com grandes telas para o painel de instrumentos e multimídia, e estofamento fino para o painel e os assentos, com amplo espaço para personalização. Entre eles está o Land Cruiser, que oferece instrumentação 100% digital e molduras de aparência sólida.

Em todos os carros da comparação, no entanto, não há falta de espaço, com o Toyota e o Land Rover acomodando até sete passageiros (oito no Defender 130), enquanto o Classe G acomoda confortavelmente cinco pessoas.

Mercedes-AMG G63

O interior do Mercedes-AMG G63

Jeep Wrangler 4x (2020)

A cabine do Jeep Wrangler 4xe

A cabine do Wrangler é um pouco menor, que permanece utilizável em termos de capacidade de carga. No caso do Jeep, o volume mínimo  do porta-malas é de 533 litros, enquanto o Mercedes-Benz sobe para 621 litros e o Defender para 786 litros no 110 (297 litros no 90, que, no entanto, é cerca de 30 cm mais curto que seus rivais).

Mecânica e motores

O Land Cruiser é vendido na Europa exclusivamente com um motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. É o mesmo motor da Hilux, sem os 20 cv extras que a picape ganhou recentemente. Uma variante híbrida leve a diesel que promete mais potência e eficiência chegará em 2025.

O Wrangler 4xe Unlimited também é movido por um único motor, que só está disponível como um híbrido plug-in de 380 hp, com a possibilidade de percorrer cerca de 40 km com emissões zero. A gama dos outros rivais é mais variada, especialmente no caso do Defender. Para o Land Rover, há motores a gasolina não eletrificados de até 525 cv, híbridos leves a gasolina com 400 cv, híbridos plug-in a gasolina com 404 cv e híbridos leves a diesel com 200 a 300 cv.

Toyota Land Cruiser 2023

Toyota Land Cruiser

Por fim, o Classe G não tem variantes eletrificadas. A Mercedes equipou seu SUV com um 4.0 V8 a gasolina com potências de 421 a 585 cv e um 3.0 a diesel com 330 cv. Mas em 2024 chegará o EQG, uma versão elétrica que promete o mesmo desempenho off-road que sempre distinguiu o Classe G.

Em termos mecânicos, todos os modelos, exceto o Defender, são construídos sobre um chassi com longarinas. E a tecnologia desempenha um papel importante na melhoria do desempenho off-road, com sistemas avançados de tração nas quatro rodas em todos os modelos combinados com bloqueios de diferencial, além de marchas reduzidas e modos de direção específicos para preparar o carro para o off-road.

Modelo Ângulo de ataque (Min/Max) Ângulo de saída (Min/Max) Ângulo de inclinação (Min/Max) Profundidade (cm) Motores (Europa)
Toyota Land Cruiser 31  22 25 - 2.8 diesel 204 hp
Land Rover Defender 30,1/38 37,7/40 22/28  90

5.0 V8 a gasolina 500 e 525 hp

3.0 híbrido leve a gasolina 400 hp

2.0 PHEV a gasolina

400 HP

3.0 híbrido leve a diesel 200, 249 e 300 hp

Mercedes Classe G 30,9 29,9 26 70

4.0 V8 a gasolina 421 e 585 hp

3.0 diesel 330 hp

Jeep Wrangler Unlimited 47,4 27,8 40,4 86 2.0 PHEV a gasolina 380 hp

Preços

Infelizmente, não podemos fazer uma comparação de preços com o Land Cruiser, que só será anunciado nos próximos meses. Passando para os rivais, o Defender tem uma lista de preços inicial de cerca de 65.000 euros (R$ 348.330) para as variantes a diesel, enquanto o Classe G começa em 131.000 euros (R$ 702.020) para o G 400d a diesel.

Há ainda o Wrangler Unlimited, com uma linha composta por apenas duas versões e preços em torno de 86.000 euros (R$ 460.868).

Galeria: Toyota Land Cruiser 2023

Envie seu flagra! flagra@motor1.com