Escondido no comunicado enviado à imprensa sobre como o novo Lamborghini Revuelto já vendeu toda a produção para os próximos dois anos, estava uma notícia sobre o futuro quatro veículo da fabricante. Anunciado pela primeira vez em 2021, o primeiro carro elétrico da Lamborghini será lançado em 2028. A empresa diz que será puramente elétrico, sem uma versão com motor a combustão e que terá a forma de um cupê 2+2, algo mais prático considerando a linha atual.
A Lamborghini ainda não dá nenhum detalhes sobre este novo veículo. Stephan Winkelmann, CEO da fabricante italiana, comentou anteriormente que teria um pouco mais de altura em relação ao solo do que os outros esportivos, mas bem menos do que o Urus (um SUV que compartilha plataforma com o Audi Q8). O objetivo, segundo o chefão da marca, é que seja muito mais prático no dia-a-dia do que um Huracan e um Revuelto, mas que não será um utilitário.
Embora seja muito cedo para falar sobre as especificações técnicas, Winkelmann já deu dicas de que não utilizará uma plataforma nova da Lamborghini. Ao invés disso, irá se beneficiar das sinergias com o Grupo Volkswagen, da mesma forma como o Urus compartilha a plataforma com o Audi Q8, Bentley Bentayga, Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg.
O grand tourer virá depois do substituto do Huracan e da nova versão do Urus S, ambos com uma motorização híbrida plug-in e previstos para 2024. Atualmente o modelo mais importante da Lamborghini, o Revuelto já conta com uma motorização PHEV combinada a um motor V12. Em 2029, um ano depois do primeiro elétrico chegar às lojas, o sucessor do Urus será lançado, desta vez 100% elétrico. Isto foi confirmado há alguns meses pelo CEO da Lamborghini.
O sucessor do Huracan já está em desenvolvimento para 2025
Enquanto isso, a Lamborghini já encerrou as encomendas do Huracan e do Urus com motor a combustão puro, pois a fabricante já recebeu reservas o suficiente para o lote programado. Quem estava de olho no Revuelto terá que esperar muito tempo, pois a empresa só entregará o carro no 2º semestre de 2025. Seja lá o que vier depois do Huracan, o esportivo não terá uma versão da Audi, pois o R8 sairá de linha sem ganhar um substituto. A Lamborghini diz que está lucrando tanto atualmente que consegue desenvolver o carro sem a ajuda financeira da Audi.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ostentação no Instagram está acabando com a cultura automotiva
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Presidente da Lamborghini explica porque o Temerario fará sucesso
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Lamborghini antecipa o Temerario, que será híbrido e terá 900 cv
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ouça o motor V8 do novo Lamborghini girar a 10.000 RPM