Sem concorrência direta pela posição de maior mercado automotivo mundial, a China comemorou mais um mês em alta. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes no país, em junho foram comercializados 2,622 milhões de veículos novos, quase 5% a mais em comparação com o mesmo período de 2022. Vale destacar, esse foi o 5º mês seguido em alta e o 4º com pelo menos 2 milhões de unidades registradas.
Negativo até março, o acumulado do 1º semestre chegou a 13,239 milhões de unidades, um avanço de praticamente 10% frente ao ano passado. Na disputa entre as montadoras, a BYD emplacou 220.600 unidades em junho, cresceu mais de 66% e chegou à sua 5ª liderança consecutiva – no ano, a vantagem da marca local já é superior a 115 mil unidades em relação à Volkswagen, que foi a preferida por 192.070 consumidores no mês passado.
Em baixa como a alemã, a Toyota (157.068) completou o pódio com quase 45 mil unidades à frente da arquirrival Honda (112.867). Oitava, a Tesla (74.212) ficou à frente das três maiores montadoras premium alemãs. Outrora presente entre as dez primeiras colocadas, a local Wuling (46.519) registrou a maior retração nos últimos doze meses (-27%).
POS. |
MARCA |
JUN.23 |
% PART. 2023 |
JUN.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
BYD |
220.600 |
8,4% |
132.497 |
5,3% |
66,5% |
2º |
VW |
192.070 |
7,3% |
230.201 |
9,2% |
-16,6% |
3º |
TOYOTA |
157.068 |
6,0% |
183.087 |
7,3% |
-14,2% |
4º |
HONDA |
112.867 |
4,3% |
139.564 |
5,6% |
-19,1% |
5º |
CHANGAN |
87.161 |
3,3% |
86.384 |
3,5% |
0,9% |
6º |
GEELY |
82.631 |
3,2% |
72.905 |
2,9% |
13,3% |
7º |
GAC |
80.432 |
3,1% |
52.859 |
2,1% |
52,2% |
8º |
TESLA |
74.212 |
2,8% |
77.938 |
3,1% |
-4,8% |
9º |
AUDI |
66.552 |
2,5% |
74.946 |
3,0% |
-11,2% |
10º |
MERCEDES-BENZ |
60.864 |
2,3% |
57.600 |
2,3% |
5,7% |
11º |
NISSAN |
59.096 |
2,3% |
81.166 |
3,2% |
-27,2% |
12º |
BMW |
59.038 |
2,3% |
58.394 |
2,3% |
1,1% |
13º |
WULING |
46.519 |
1,8% |
64.111 |
2,6% |
-27,4% |
14º |
BUICK |
46.008 |
1,8% |
57.007 |
2,3% |
-19,3% |
15º |
HAVAL |
41.854 |
1,6% |
43.061 |
1,7% |
-2,8% |
16º |
CHERY |
40.139 |
1,5% |
41.744 |
1,7% |
-3,8% |
17º |
LI* |
32.575 |
1,2% |
- |
- |
- |
18º |
HONGQI |
28.628 |
1,1% |
26.133 |
1,0% |
9,5% |
19º |
COS* |
21.102 |
0,8% |
- |
- |
- |
20º |
HYUNDAI* |
20.017 |
0,8% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.622.000 |
100,0% |
2.502.000 |
100,0% |
4,8% |
|
ACUMULADO |
13.239.000 |
100,0% |
12.057.000 |
100,0% |
9,8% |
Presente no topo do ranking pela 2ª vez no ano – a outra foi em março -, o Tesla Model Y assumiu a liderança no acumulado do semestre com as 51.471 unidades comercializadas. Nº 1 até o mês passado, o BYD Qin Plus (38.197) desta vez caiu para o 2º lugar. O pódio foi completado por um Nissan Sylphy (29.638) – versão local do Sentra – em forte retração (-35%).
+ Kit da China converte Fusca em elétrico pelo equivalente a R$ 10 mil
+ Microcarro elétrico Citroën Ami tem lançamento confirmado no Brasil
Ofuscados pelos SUVs e crossovers em muitos mercados, os sedãs seguem fortes na China: além do Nissan, outros cinco modelos garantiram presença no top 10, com o VW Sagitar (26.618) registrando o maior crescimento no pelotão de cima (+94%). Com 24.036 unidades, o Toyota Camry apareceu pela 1ª vez no ano entre os dez primeiros.
Líder entre as marcas, a BYD garantiu cinco modelos no top 10: além do Qin Plus, o Song Plus (27.041) foi o 5º, o Dolphin (26.408) – recém-lançado no Brasil – foi o 7º, o Han (25.010) garantiu a 8ª posição e o Yuan Plus (23.546) completou a lista. Vale destacar, essa foi a 6ª aparição seguida do Dolphin entre os primeiros colocados.
Previsto para chegar por aqui no ano que vem, o compacto BYD Seagull (16.560) registrou seu recorde de vendas. Mesmo ainda vendido na geração anterior, o Mercedes-Benz Classe E (16.400) cresceu mais de 30%. Novamente fora do top 20, o Haval H6 (14.309) perdeu quase 1/3 de seus compradores. 11º em maio, o Wuling Hongguang Mini EV (13.763) despencou para o 40º lugar.
POS. |
MODELO |
JUN.23 |
% PART. 2023 |
JUN.22 |
% PART. 2022 |
VAR. 2023/2022 |
1º |
TESLA MODEL Y |
51.471 |
2,0% |
52.150 |
2,1% |
-1,3% |
2º |
BYD QIN PLUS |
38.197 |
1,5% |
23.169 |
0,9% |
64,9% |
3º |
NISSAN SYLPHY |
29.638 |
1,1% |
45.767 |
1,8% |
-35,2% |
4º |
VW LAVIDA |
27.287 |
1,0% |
31.485 |
1,3% |
-13,3% |
5º |
BYD SONG PLUS |
27.041 |
1,0% |
31.787 |
1,3% |
-14,9% |
6º |
VW SAGITAR |
26.618 |
1,0% |
13.710 |
0,5% |
94,2% |
7º |
BYD DOLPHIN* |
26.408 |
1,0% |
- |
- |
- |
8º |
BYD HAN |
25.010 |
1,0% |
25.209 |
1,0% |
-0,8% |
9º |
TOYOTA CAMRY |
24.036 |
0,9% |
22.651 |
0,9% |
6,1% |
10º |
BYD YUAN PLUS |
23.546 |
0,9% |
16.553 |
0,7% |
42,2% |
11º |
TESLA MODEL 3 |
22.741 |
0,9% |
25.788 |
1,0% |
-11,8% |
12º |
GAC AION S* |
22.487 |
0,9% |
- |
- |
- |
13º |
CHANGAN CS75 |
21.725 |
0,8% |
19.686 |
0,8% |
10,4% |
14º |
BYD SONG PRO* |
21.096 |
0,8% |
- |
- |
- |
15º |
GAC AION Y |
20.583 |
0,8% |
11.801 |
0,5% |
74,4% |
16º |
HONDA INTEGRA* |
19.208 |
0,7% |
- |
- |
- |
17º |
CHANGAN EADO |
18.628 |
0,7% |
13.634 |
0,5% |
36,6% |
18º |
HONDA CR-V |
18.249 |
0,7% |
24.326 |
1,0% |
-25,0% |
19º |
TOYOTA COROLLA |
17.842 |
0,7% |
33.557 |
1,3% |
-46,8% |
20º |
VW PASSAT |
17.758 |
0,7% |
15.819 |
0,6% |
12,3% |
21º |
VW MAGOTAN |
17.036 |
0,6% |
20.384 |
0,8% |
-16,4% |
22º |
TOYOTA FRONT LANDER* |
16.875 |
0,6% |
- |
- |
- |
23º |
BYD SEAGULL* |
16.560 |
0,6% |
- |
- |
- |
24º |
MERCEDES CLASSE E L |
16.400 |
0,6% |
12.259 |
0,5% |
33,8% |
25º |
GEELY BOYUE |
16.303 |
0,6% |
12.822 |
0,5% |
27,1% |
26º |
TOYOTA RAV4 |
16.132 |
0,6% |
16.891 |
0,7% |
-4,5% |
27º |
AUDI A6 L |
15.871 |
0,6% |
12.271 |
0,5% |
29,3% |
28º |
AUDI A4 L |
15.589 |
0,6% |
19.300 |
0,8% |
-19,2% |
29º |
BMW SÉRIE 3 L |
15.506 |
0,6% |
18.376 |
0,7% |
-15,6% |
30º |
TOYOTA WILDLANDER |
15.049 |
0,6% |
12.288 |
0,5% |
22,5% |
31º |
HONDA BREEZE |
14.793 |
0,6% |
12.894 |
0,5% |
14,7% |
32º |
AUDI Q5 L |
14.339 |
0,5% |
17.706 |
0,7% |
-19,0% |
33º |
VW BORA |
14.332 |
0,5% |
28.217 |
1,1% |
-49,2% |
34º |
HAVAL H6 |
14.309 |
0,5% |
21.040 |
0,8% |
-32,0% |
35º |
VW TIGUAN L |
14.298 |
0,5% |
13.741 |
0,5% |
4,1% |
36º |
MERCEDES CLASSE C L |
14.200 |
0,5% |
18.769 |
0,8% |
-24,3% |
37º |
HAVAL BIG DOG* |
14.049 |
0,5% |
- |
- |
- |
38º |
CHANGAN UNI-V* |
13.827 |
0,5% |
- |
- |
- |
39º |
VW TAYRON |
13.808 |
0,5% |
14.814 |
0,6% |
-6,8% |
40º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
13.763 |
0,5% |
39.798 |
1,6% |
-65,4% |
41º |
BYD TANG* |
13.402 |
0,5% |
- |
- |
- |
42º |
GEELY XINGYUE L |
13.222 |
0,5% |
12.099 |
0,5% |
9,3% |
43º |
LI L7* |
13.107 |
0,5% |
- |
- |
- |
44º |
TOYOTA COROLLA CROSS* |
12.953 |
0,5% |
- |
- |
- |
45º |
BUICK VERANO* |
12.576 |
0,5% |
- |
- |
- |
46º |
CHEVROLET MONZA* |
12.268 |
0,5% |
- |
- |
- |
47º |
HONDA CIVIC |
12.190 |
0,5% |
15.167 |
0,6% |
-19,6% |
48º |
WULING BINGO* |
12.176 |
0,5% |
- |
- |
- |
49º |
GEELY EMGRAND |
11.660 |
0,4% |
11.442 |
0,5% |
1,9% |
50º |
TOYOTA LEVIN |
11.567 |
0,4% |
16.681 |
0,7% |
-30,7% |
Observação: Números de junho/22 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Leia também:
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Tesla é o 1º elétrico da história a ser o carro mais vendido da Europa
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023